Seja iPhone, Samsung, Xiaomi ou Pixel, uma coisa é certa: à medida que o tempo passa e vais carregando o telemóvel (quase sempre pelo menos uma vez por dia), a capacidade da bateria vai começando a diminuir. Ainda assim, há algumas dicas que te vão ajudar a prolongar a vida útil da bateria.
Os telemóveis Pixel, da Google, já dispõem de funcionalidades dedicadas para ajudar os utilizadores a atrasar esse desgaste. Assim sendo, desde logo convém teres noção de que provavelmente estás a cometer um erro capital!
Se deixas que o telemóvel permaneça longos períodos com a bateria a 100%, então estás a contribuir para que o desgaste seja maior do que o normal. A boa notícia é que é precisamente por isso que a Google criou a otimização de carregamento dos Pixel. Nestes smartphones, a Google disponibiliza duas opções muito úteis.
As opções que deves ativar se tens um Pixel
A primeira é o Carregamento Adaptável, que aprende os hábitos do utilizador ao longo de cerca de duas semanas. Se o telemóvel for carregado todas as noites e desligado sempre à mesma hora, o sistema abranda o carregamento e só atinge os 100% pouco antes do momento habitual de utilização. Esta função está disponível a partir do Pixel 4a.
A segunda opção é o Limite de carregamento a 80%, presente desde os modelos Pixel 6a e mais recentes. Aqui, o telemóvel raramente ultrapassa essa percentagem, o que contribui de forma significativa para preservar a saúde da bateria. Para garantir medições corretas, o sistema faz um carregamento completo a cada dez ciclos.
Se tens um Pixel e pretendes ativar estas funcionalidades, não há nada que saber. Só tens de ir às Definições, entrar em Bateria, selecionar Saúde da bateria e escolher a opção de Otimização de carregamento mais adequada.