Já não deve faltar muito para o lançamento do próximo telemóvel gama média/alta da Xiaomi: o 17T Pro. Pelo menos, é isso que sugere o facto do smartphone ter aparecido no banco de dados da GSMA.
Diz-nos o passado recente que, quando tal acontece, é sinónimo de que estamos muito perto do lançamento. Apesar da geração anterior ter sido lançada em setembro de 2025, a série Xiaomi 17T pode ser lançada já em março (via Huawei Central).
O que sabemos sobre o Xiaomi 17T Pro?
Quanto à série, esta será composta por uma versão standard e uma versão Pro. Tudo indica que estes smartphones vão ter processador Dimensity 8500 e Dimensity 9500, respetivamente.
Estamos a falar de chipsets que assentam precisamente no segmento destes telemóveis: gama média/alta. Não têm o poderia de um Snapdragon de última geração, mas também permitem uma eficiência bem acima do comum dos processadores.
Ainda há muitos rumores no ar, todos eles por esclarecer. Um dos principais diz-nos que o Xiaomi 17T Pro terá bateria de 8.500 mAh, com taxa de atualização no ecrã de 165 Hz. O “Pro” deverá ser de grandes dimensões, com ecrã de 6,8 polegadas.
De resto, prevê-se tudo dentro do normal. Ou seja, Android 16, câmara principal de 50 MP, armazenamento até 512 GB e RAM entre os 12 e os 16 GB. Especificações à parte, uma curiosidade aqui é que a Xiaomi tem acompanhado a terminologia da Apple.
O próprio número da série vai ao encontro da Apple. Se seguisse a numeração normal e lógica, era a vez de ser lançado o Xiaomi 16 e, neste caso, o Xiaomi 16T e 16T Pro. Contudo, a marca decidiu saltar do 15 para o 17. A Apple também vai no… iPhone 17, pois claro.
Será lançado em Portugal?
Nada está confirmado, mas estranharíamos bastante se o Xiaomi 17T e o Xiaomi 17T Pro não fossem lançados em Portugal. Pelo menos, as anteriores gerações têm chegado ao nosso mercado.
Tudo indica que a lógica será para manter. O 4gnews teve a oportunidade de fazer review do Xiaomi 15T Pro, pelo que podes dar uma vista de olhos na geração anterior ao 17T Pro.
