Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este telemóvel da Xiaomi vai ser um caso sério em 2026. Testei e confirmo

Desempenho ao nível dos melhores e áudio Bose num topo de gama a preço de saldo.

xiaomi

A Xiaomi decidiu fechar 2025 e entrar em 2026 com um smartphone de peso como o Poco F8 Ultra. Este equipamento posiciona-se como uma alternativa aos topos de gama tradicionais, mas também como uma ameaça real para marcas que cobram o dobro pelo mesmo nível de desempenho.

O preço de lançamento oficial de 899 euros já era competitivo, mas a realidade do mercado é ainda mais apelativa, sendo possível encontrar a versão de 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento por valores em torno dos 700 euros em lojas como a Powerplanet.

poco
695 €Powerplanet

Áudio é fator diferenciador no Poco F8 Ultra

O elemento diferenciador deste terminal salta imediatamente à vista, ou melhor, ao ouvido. A marca integrou um subwoofer desenvolvido pela Bose na parte traseira do dispositivo. É uma característica rara (ou podemos dizer única) que transforma a experiência de consumo de multimédia.

Ver filmes, séries ou jogar sem auscultadores é toda uma nova dimensão com graves que se sentem na mão. É o sistema de som mais impressionante que já testámos nesta faixa de preço. Podes consultar todos os detalhes sobre esta experiência sonora na nossa review completa ao Poco F8 Ultra.

xiaomi

Desempenho topo de gama, sem compromissos

No coração desta máquina está o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm, fabricado num processo de 3 nm. Este é o processador mais potente que encontras no mercado Android neste início de 2026. Por isso, não existem aplicações ou jogos capazes de fazer soluçar este 'menino'.

A acompanhar este está uma bateria massiva de 6500 mAh que, nos nossos testes, revelou uma autonomia que pode chegar aos dois dias para os utilizadores mais leves. O carregamento com fios de 100W permite levar a bateria dos 0 aos 100% em cerca de 40 minutos, e há ainda a conveniência do carregamento sem fios de 50W.

xiomi

Ecrã extremamente fluido e brilhante

O ecrã AMOLED de 6,90 polegadas tem uma taxa de atualização de 144 Hz e um pico de brilho de 3500 nits e não se faz rogar na utilização sob luz solar direta. O único compromisso técnico relevante reside no facto de o painel não ser LTPO. O que significa que a taxa de atualização mínima é de 60 Hz e não de 1 Hz.

Na verdade, este é um detalhe que na prática tem pouco impacto na fluidez visual, sendo apenas um painel menos eficiente (ou mais gastador). A interface HyperOS 3, baseada em Android 16, traz novidades como a HyperIsland e a promessa de quatro anos de atualizações de sistema e seis de segurança.

xiaomi

O melhor Poco de sempre na fotografia

A fotografia também recebeu atenção especial, com um conjunto triplo de sensores de 50 MP. A câmara principal e a nova teleobjetiva com zoom ótico 5x entregam resultados de grande qualidade, tanto de dia como de noite. No entanto, é importante notar que a câmara ultra angular e a câmara frontal de 32 MP não possuem focagem automática.

Retrato captado com a teleobjetiva do Poco F8 Ultra
Retrato captado com a teleobjetiva do Poco F8 Ultra
Fotografia captada com a câmara principal do Poco F8 Ultra
Fotografia captada com a câmara principal do Poco F8 Ultra

Este é um detalhe que pode desiludir os criadores de conteúdo mais exigentes. Se a fotografia não é a tua prioridade máxima e preferes poupar algum dinheiro, vale a pena espreitar a nossa review ao Xiaomi Poco F8 Pro, onde analisamos a versão mais acessível desta linha.

O design inspira-se claramente no Xiaomi 17 Pro Max, mas troca o ecrã traseiro pelo tal subwoofer da Bose. Com certificação IP68, suporte para eSIM e conetividade Wi-Fi 7, o Poco F8 Ultra é um pacote completo que (esperemos) pode obrigar a concorrência a repensar as suas estratégias de preço para este ano.

poco
695 €Powerplanet
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA.