Huawei Mate 80 Pro na Europa no final deste mês
Em novembro de 2025, a Huawei lançou o Mate 80 Pro no mercado chinês. Em apenas 24 horas, o modelo registou 1 milhão de reservas. E em menos de um mês já tinha vendido mais de 1,2 milhões de unidades, com 50 mil telefones a serem entregues por dia.
As boas notícias é que a Huawei vai lançar esta smartphone a nível global, Europa incluída. Espera-se então que também chegue a Portugal. E tudo indica que a chegada do telefone aconteça já no final deste mês.
Na sua conta da rede X, a marca chinesa tem como imagem de perfil um lançamento marcado para o próximo dia 26 de fevereiro, em Madrid. E no seu feed de publicações aparece o Huawei Mate 80 Pro. Juntando “2+2”, tudo leva a crer que o telemóvel estrela vai ser lançado nesse dia no continente europeu.
As razões do sucesso do Huawei Mate 80
Mas afinal quais são os argumentos do Huawei Mate 80 que o tornam um telemóvel tão bem-sucedido? Comecemos pelo “corpo”, o modelo tem certificação IP68/69 para resistência à água. Por outras palavras, aguenta jatos de água e pode ser submerso até 6 metros, durante 30 minutos. Está então preparado para as chuvas de inverno em Portugal.
Para os adeptos de fotografia, a câmara traseira tem um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 40 e um sensor telefoto periscópio de 48 megapixéis e zoom ótico 4x. Inclui-se aqui também estabilização de imagem.
E podemos também acrescentar o know-how já devidamente comprovado da Huawei no campo da fotografia com o Huawei Pura 80 Ultra a ocupar ainda o primeiro lugar de melhor câmara no ranking DxOMark.
A alimentar o modelo está uma bateria de 5.750 mAh com carregamento rápido de 100 watts. Já a assegurar o desempenho está o chip Kirin 9030, baseado em 6 nm. Agora falta saber o preço com que vai ser disponibilizado na Europa. E este ponto pode ditar o seu sucesso. Se for suficientemente competitivo (ou melhor dizendo acessível), pode ser que faça esquecer a ausência dos serviços Google.
