A Apple apostou forte na câmara frontal da nova família iPhone 17 e, ao que parece, a jogada valeu a pena. Os especialistas da DxOMark já puseram à prova a nova câmara de selfies de 18 MP do iPhone 17 Pro. O resultado foram 154 pontos e destronou toda a concorrência para assumir o primeiro lugar do ranking.
A grande novidade desta câmara, presente em toda a linha iPhone 17, é o seu sensor quadrado de 18 MP. Este formato invulgar, que não encontras em mais nenhum telemóvel, tem uma vantagem prática. Permite-te alternar entre fotos quadradas, verticais ou horizontais sem perderes resolução ou teres de rodar o telemóvel.
iPhone 17 Pro impressiona pela sua câmara frontal
Mas o que realmente impressionou a DxOMark foi a qualidade de imagem. O iPhone 17 Pro superou o seu antecessor, o iPhone 16 Pro, e também o Honor Magic6 Pro, ambos empatados agora no segundo lugar com 151 pontos. A análise destaca a exposição consistentemente precisa, o amplo alcance dinâmico e a reprodução de cores fiel. No entanto, é notado que os tons de pele podem, por vezes, parecer um pouco quentes demais.
Mas há melhorias que contribuíram para a pontuação. A nova lente de 20mm é mais ampla que os 23mm do modelo anterior, o que facilita a captura de fotos de grupo. A profundidade de campo também foi elogiada, para manter nítidas as pessoas tanto em primeiro como em segundo plano. O efeito bokeh (modo retrato) é descrito como muito preciso, beneficiando da ajuda dos sensores do Face ID.
Nem tudo é perfeito nesta câmara
No entanto, nem tudo é perfeito. O sensor, apesar de novo, continua a ser relativamente pequeno. O que resulta em ruído visível em fotos com pouca luz. A estabilização de vídeo também não convenceu totalmente os especialistas da DxOMark.