O trono de "melhor câmara de smartphone do mundo" tem um novo rei, e chama-se Oppo Find X8 Ultra. De acordo com os mais recentes testes publicados pelo laboratório DxOMark, o mais recente topo de gama da Oppo alcançou uma pontuação total de 169 pontos.
Ultrapassou todos os seus rivais e assumiu a primeira posição no ranking global de câmaras de smartphones. O desempenho foi consistentemente elevado em todas as categorias de teste, desde a fotografia e vídeo, ao zoom, modo retrato e em condições de baixa luz.
O que torna a câmara do Find X8 Ultra especial
O que é que torna a câmara deste Find X8 Ultra tão especial? No papel, o hardware é impressionante. Tens um sistema de quatro câmaras, todas elas de 50MP, que cobrem todas as necessidades:
- Câmara principal: 50MP, f/1.8, com estabilização ótica de imagem (Ball-Type OIS).
- Câmara ultra-angular: 50MP, f/2.0, 15mm.
- Teleobjetiva curta: 50MP, f/2.1, 70mm, também com estabilização ótica.
- Teleobjetiva longa (periscópica): 50MP, f/3.1, 135mm, igualmente com estabilização ótica.
Onde se destacou o Find X8 Ultra no DxOMark
Nos testes do DXOMARK, o Find X8 Ultra destacou-se em várias áreas. O seu modo retrato é um dos pontos altos, com o telemóvel a conseguir separar de forma limpa o sujeito do fundo, para assim criar um efeito de desfoque suave e natural. Os tons de pele são descritos como precisos, mesmo com iluminação artificial ou irregular.
A sua pontuação de 159 no retrato é uma das mais altas de sempre. O desempenho do zoom também é elogiado. Com duas lentes telefoto (70 mm e 135 mm), consegue captar detalhes nítidos a vários níveis de ampliação, mantendo a cor e a exposição corretas, mesmo com menos luz.
O desempenho com pouca luz é outro trunfo. O sensor principal consegue produzir fotos com boa claridade, baixo ruído e cores equilibradas, mesmo em cenários muito escuros. Acaba por igualar ou superar outros topos de gama como o Xiaomi 15 Ultra e o iPhone 16 Pro Max. Na gravação de vídeo (suporta 4K até 120fps com Dolby Vision HDR), o Find X8 Ultra mostra-se suave, com boa exposição, uma focagem automática que reage rapidamente e baixo ruído, mesmo em condições de pouca luz.
Claro que nem tudo é perfeito. O DxOMark aponta algumas pequenas falhas, como ligeiras alterações de cor ocasionais ou alguma perda de nitidez em fotos de grupo. No entanto, são considerados problemas menores que não afetam significativamente a experiência geral de topo.
Tivemos oportunidade de testar e ficar impressionados com o Oppo Find X8 Pro na análise completa que fizemos.