Este smartphone vai ter o mesmo chip otimizado do Xiaomi 12 Pro

Mónica Marques
Comentar

Circulam rumores sobre a Qualcomm ir lançar uma versão otimizada do seu chip Snapdragon 8 Gen 1, muito em breve.

Ao que tudo indica, não será apenas o Xiaomi 12 Pro a receber esta versão otimizada. O Lenovo Halo pode também contar com a nova variante do chip Qualcomm.

Novo Snapdragon 8 Gen 1 com tecnologia de processo de 4 nm da TSMC

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
A Qualcomm pode estar a trablhar numa variante mais eficiente do seu chip Snapdragon 8 Gen 1

Circulam rumores de que, mais uma vez, a Qualcomm vai cumprir a tradição de lançar uma versão otimizada do seu chip topo de gama. Aparentemente, a fabricante está a preparar-se para lançar uma variante do Snapdragon 8 Gen 1 que agora utiliza a tecnologia de processo de 4 nm da TSMC.

Recorde-se que o Snapdragon 8 gen 1 atualmente disponível recorre ao processo de quatro nanómetros da Samsung. No que diz respeito à eficiência energética, a tecnologia da empresa sul-coreana é ligeiramente inferior à da TSMC e, será por essa razão, que a Qualcomm vai agora lançar uma nova variante otimizadado chip.

E, de acordo com as mesmas fontes, duas marcas estão já a preparar lançamentos de smartphones equipados com a nova versão do chip mais recente da Qualcomm. A saber: o gaming Lenovo Halo e o Xiaomi 12 Pro.

O que já sabemos sobre o Lenovo Halo

Lenovo Halo
Na imagem o Lenovo Halo; a palavra legion no painel traseiro indica que é um terminal direcionado para a área gaming

Um dos terminais que pode vir equipado com o Snapdragon 8 Gen 1 com tecnologia TSMC é o Lenovo Halo, um modelo direcionado para a área gaming. De acordo com o leaker Evan Blass, o Halo pode estar equipado com um ecrã de 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 144 Hz e uma taxa de amostragem de toque de 300 Hz.

Já na configuração de câmara traseira vai contar com um sensor primário de 50 megapixéis acompanhado por um segundo sensor de 13 megapixéis e um terceiro de dois megapixéis. A alimentar o terminal vai estar uma bateria robusta de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 68 watts.

Para já, não há mais informações sobre este terminal, até porque o mundo Web está a mostrar mais entusiasmo com o futuro Lenovo Legion Y90 que se "arrisca" a ser o smartphone Android mais poderoso do momento.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.