Este smartphone poderoso da Huawei está a começar o seu percurso global

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Há cerca de duas semanas, a Huawei lançou na China o seu novo smartphone dobrável Mate X6. Agora o modelo atravessou as fronteiras chinesas e está a começar a ser lançado, a nível global. Um dos seus principais atributos é a poderosa câmara que aloja no painel traseiro.

Design e ecrãs

Huawei mate X6
Crédito@Huawei

Um smartphone dobrável quer-se o mais elegante possível e a Huawei levou esta regra à risca. Quando dobrado o modelo tem uma espessura de 9 mm, mas no modo aberto regista apenas 4,6 mm de espessura.

O design segue a estética de modelos Mate X anteriores, com um painel traseiro em pele ou num material parecido com madrepérola, além de a câmara estar alojada num módulo circular.

Agora os ecrãs. O painel principal conta com generosas 7,93 polegadas e fornece uma resolução de 2440 por 2240 pixéis, um brilho máximo de 1800 nits e ainda uma taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz.

Já o ecrã externo tem 6,45 polegadas, uma resolução de 1080p e um brilho máximo incrível de até 2500 nits.

O poderoso sistema ótico

Câmara Huawei Mate X6
Crédito@Huawei

Sem dúvida alguma que um dos destaques deste novo dobrável segue diretamente para a câmara traseira. Aqui encontramos um sensor primário com 50 megapixéis e uma abertura variável entre f/1.4 e f/4.0.

Por sua vez, o sensor telefoto de 48 megapixéis conta com um zoom ótico de 4x enquanto o sensor ultra grande angular tem uma resolução de 40 megapixéis. A Huawei acrescentou ainda uma câmara Ultra Chroma que capta 1,5 milhões de canais espectrais para que os resultados apresentem cores mais ricas e realistas.

Restantes especificações

No que respeita ao processador integrado, devido às questões relacionada com as sanções comerciais, há pouca informação. Mas o site GSMArena avança que o novo Mate X6 integra o chip Kirin 9020, o mesmo que podemos encontrar na geração Mate 70 da marca chinesa.

Ainda que na China, o modelo execute HarmonyOS Next, a variante global corre EMUI 15. O Mate X6 é também alimentado por uma bateria com 5110 mAh de capacidade que tem suporte para carregamento rápido de 66 watts e carregamento sem fios de 50 watts.

De acordo com o site GSMArena, o Huawei Mate X6 vai ser disponibilizado por 1.999 € na sua variante única de 12 GB de memória RAM e 512 GB de capacidade no armazenamento interno. Segundo a mesma fonte, o modelo começa a chegar às prateleiras das lojas a 6 de janeiro do próximo ano.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt