Este será o primeiro smartphone a imitar o novo botão do iPhone 16

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos últimos anos, muito se falou da possibilidade de a Apple poder erradicar os botões físicos nos iPhone. No entanto, o novo iPhone 16 conta com dois novos botões: o botão de ação (que se estreou nos iPhone 15 Pro) e o novo botão de câmara.

Este botão não é propriamente uma novidade no cenário mobile, destacando-se por fornecer opções de personalização além de simplesmente servir para captar fotografias. E parece que a Realme será a primeira marca a imitar a Apple com este botão.

Novo botão no smartphone da Realme
Novo botão no smartphone da Realme. Crédito: Shiftdelete

Realme será a primeira a imitar o botão de câmara do iPhone 16

Chase Xu, vice-presidente da Realme, partilhou um pequeno vídeo na rede social chinesa Weibo sobre um dos próximos smartphones da Realme. O que mais se destaca é a presença de um botão precisamente no mesmo local onde se encontra o botão de câmara do iPhone 16.

Como no vídeo a câmara aparece a ser utilizada com este botão, é certo que a novidade não será inocente. Mesmo sendo algo que não é propriamente novidade na indústria, se a Apple faz, outras fabricantes não resistem a copiar.

iphone 16
iPhone 16

Este botão permite, por exemplo, que os utilizadores deslizem sobre o mesmo para ajustar a focagem ou o zoom das suas capturas. O que o diferencia é este feedback tátil, embora também possa ser clicado como se um botão normal se tratasse.

A julgar por estas imagens, o botão do futuro smartphone da Realme será bem semelhante a esta abordagem. Embora botões para a câmara não seja novidade (vejam-se os exemplos dos smartphones da Sony), a Apple continua a influenciar como nenhuma outra marca consegue.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.