Este robô humanoide pode carregar 15 kg habilmente em cada mão (vídeo)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Durante a CES 2024, no início deste ano, a Kepler Robotics apresentou o seu robô humanoide Forerunner, com inteligência artificial, 8 horas de autonomia, componentes mecânicos avançados e capacidade de manipular até 25kg.

Desde então, a empresa chinesa teve conversações estratégicas com potenciais clientes e agora apresenta uma nova versão do robô “feita sob medida para aplicações comerciais”, com recursos e mobilidade avançados e capacidade de manipular até 30kg, 15kg em cada uma de suas mãos.

As habilidades do Forerunner K2

O modelo original, agora chamado de Forerunner K1, já se destacava pelo controlo aprimorado e pela precisão na utilização das suas mãos humanoides, que integravam sensores para manipulação de objetos. Agora, com o novo Forerunner K2, a Kepler introduz melhorias significativas tanto no hardware quanto no software, que fazem do robô, na verdade, um modelo de 5ª geração.

Entre as atualizações no design, estão os seus 52 graus de liberdade, layout de fiação otimizado e braços e pernas de maior rigidez, permitindo fácil manutenção. Os dedos, equipados com 5 atuadores “acionados por corda”, oferecem até 11 graus de liberdade cada, e as “pontas táteis” conseguem suportar até 15 kg, com sensores em 96 pontos.

forerunner k2
Imagem: Divulgação / Xangai Kepler Robotics Co., Ltd

Em termos de inteligência, o Forerunner K2 recebeu melhorias no sistema de visão e navegação, tornando-o mais adaptável em ambientes complexos e dinâmicos, com resposta rápida a mudanças e obstáculos, conforme destacou a Kepler (via New Atlas).

A partir de aprendizagem por reforço, imitação e um modelo cognitivo em nuvem, ele “quase dominou” várias tarefas de forma autónoma. Além disso pode cooperar de maneira mais eficaz com operadores humanos graças a algoritmos relacionados a interações humano-robô e transmissão de dados aprimorados.

Já as melhorias em algoritmos de planeamento e controlo de marcha permitiram estabilidade aprimorada e maior velocidade ao caminhar. A bateria tem a mesma capacidade da do K1, 2,33 kWh, para operação por carga de até 8 horas – com suporte para carregamento direto e automatizado.

Planos para a entrada no mercado

Ainda este mês, a Tesla realizou uma demonstração das habilidades do seu robô Optimus, já tendo deixado claras as suas intenções de implantar milhares de unidades do humanoide nas duas linhas de produção já em 2025. Como exemplo a empresa de Elon Musk e de outras companhias da área de robótica, a Kepler também já tem planos para lançar seus modelos Forerunner.

Após consulta com quase 50 clientes-alvo, o K2 foi apresentado como "uma solução ideal para uma variedade de domínios, incluindo fabricação inteligente, armazenagem e logística, operações de alto risco, pesquisa e educação".

A empresa já está a realizar testes iniciais do desempenho do robô com clientes estratégicos, e o K2 já demonstra habilidades em manipulação de materiais, patrulha e controle de qualidade. Após essa fase, a empresa planeia uma expansão, rumo à “generalização em cenários verticais e, finalmente, aplicação universal em todos os cenários”.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.