Aparentemente, a Samsung não ficou indiferente aos upgrades de acessibilidade da concorrência. Tanto assim é que a marca sul coreana vai fazer um recurso das suas televisões migrar para os telemóveis.
Trata-se do “Relumino”, que foi mostrado ao público no ano passado. Posto isto, para que serve o recurso ao certo? De acordo com a Android Police, este faz com que o visionamento do ecrã seja muito mais simples e confortável.
O "Relumino" controla contraste, cor e nitidez
Na prática, o “Relumino” tem a capacidade de controlar questões como o contraste, a cor e a nitidez. Principalmente para quem tem alguma dificuldade visual, esta ferramenta ajuda a interpretar os conteúdos de forma muito mais simples.
Recorde-se que também a Apple anunciou recursos que ajudam neste mesmo problema. Ao que tudo indica, a empresa tem essas ferramentas a caminho, até ao final do ano. Pelos vistos, a Samsung não quis ficar para trás.
O melhor de tudo é que o “Modo Relumino” já está disponível em alguns telemóveis Galaxy. Sobre esta migração, a Samsung escreve no seu blog que isto é o “produto de anos de pesquisa e desenvolvimento para promover o objetivo da Samsung de fornecer ecrãs para todos e melhorar a experiência de visualização para pessoas com visão limitada”.
Ainda assim, vai persistindo uma dúvida. Por enquanto, não se sabe ao certo se a ferramenta exige hardware específico ou se é uma simples atualização ao nível do software.
O recurso está disponível em versões mais recentes
Ao analisar a publicação feita pela Samsung, dá para entender que o “Modo Relumino” está à disposição de quem tem a série Galaxy S24 e tudo o que vier daí para cima. Para além disso, a Android Police ainda detetou que o recurso se observava em alguns telemóveis Galaxy S23+.
Nesta fase, são estes os modelos da Samsung que recebem o recurso. No entanto, é relativamente simples confirmar se o teu telemóvel tem a ferramenta ou não. Basta seguir estes quatro passos: Configurações → Acessibilidade → Melhorias de visão → Contorno do Relumino.
De forma a teres uma ideia do que é este “Modo Relumino”, mostramos-te, em baixo, a sua aplicação prática.