Após o seu lançamento para computadores Mac no início deste ano, Control está a caminho de mais dispositivos da Apple. De acordo com a publicadora Remedy, através da rede social X (antigo Twitter), o jogo será lançado para iPhone, iPad e Apple Vision Pro no início de 2026.
A boa notícia é que os utilizadores da Apple irão receber a versão Ultimate do jogo, que inclui as expansões "A Fundação" e "EMA".
Ainda não se sabe exatamente para que dispositivos o título será lançado, mas jogos de grande porte — também conhecidos como triple A — como este costumam chegar apenas aos modelos mais recentes da Apple. Por isso, é provável que Control seja compatível com o iPhone 17, iPhone 16, iPad 11 e iPad 10.
No entanto, vale recordar que outros títulos AAA originalmente lançados para PC e consolas, como Resident Evil 4, Village e Death Stranding, chegaram ao iPhone 15 e a iPads com chip M1. Assim, esses dispositivos também podem vir a receber o jogo.
Para quem não conhece, Control faz parte do mesmo universo de outros jogos da Remedy, como Alan Wake e Quantum Break. Neste título, os jogadores assumem o papel de Jesse Faden, a nova diretora de uma agência secreta em Nova Iorque, o Federal Bureau of Control (FBC), tomada por criaturas sobrenaturais. Ao longo da aventura, a protagonista desenvolve habilidades especiais que a ajudam a enfrentar ameaças, resolver mistérios e libertar a agência das entidades malignas.
Lançado originalmente para PS4 e Xbox One, Control foi amplamente elogiado pela sua narrativa envolvente e pelos combates dinâmicos, que tiram o máximo partido dos cenários da agência. O jogo recebeu sete nomeações nos The Game Awards 2019 — conhecido como “o Óscar dos videojogos” —, incluindo a categoria de Jogo do Ano, embora não tenha vencido o principal prémio.
Se ainda não jogaste e tens um iPhone, iPad (ou até mesmo um Vision Pro) compatível, vale a pena experimentar quando o título for lançado para mais dispositivos da Apple a partir do próximo ano.