
Recentemente, demos-te a conhecer que os próximos telemóveis da Oppo e da Vivo poderão começar a incluir dois sensores de 200 MP (principal e teleobjetivo). Agora, há mais outra novidade sobre o futuro dos smartphones.
De acordo com Digital Chat Station (DCS), a indústria poderá começar a apostar em telemóveis Ultra com três sensores de 100 MP. Note-se que DCS é um dos “leakers” mais populares do mercado e, por norma, acerta nas previsões que faz.
Que câmaras são essas?
Quando ouvimos falar de câmaras com tantos MP, é natural imaginarmos que se tratam de câmaras traseiras. Efetivamente, seria o mais lógico. Ou seja, neste caso, teríamos sensor principal, teleobjetivo e ultra-angular, todos com 100 MP (via Android Authority).
No entanto, consta que os telemóveis de próxima geração também podem ter câmara frontal de 100 MP. A hipótese é novamente avançada por DCS e, sinceramente, esta possibilidade é tão ou mais impressionante que a anterior.
Isto porque é muito raro vermos câmaras frontais com grande resolução. Basta olhar para alguns topo de gama do mercado. Se considerarmos o iPhone 17, o Xiaomi 17 e o Samsung Galaxy S25 Ultra, estes têm câmaras frontais de 18 MP, 50 MP e 12 MP, respetivamente.
A confirmar-se, estas inovações chegarão a Portugal?
Ainda há muitos “ses”, até porque as marcas não confirmaram se realmente este upgrade de câmaras vai acontecer ou não. Contudo, assumindo que se verifica, é bastante provável que cheguem a Portugal e outros mercados, também.
As previsões são para os principais topos de gama Android, que, por norma, são lançados globalmente. É esse o caso de marcas como Oppo, OnePlus, Xiaomi, Samsung, etc.
No entanto, convém sempre ter algumas reservas, até porque, desta vez, não foram mencionadas marcas em específico. Até lá, podes sempre dar uma vista de olhos no nosso guia de compras com os melhores telemóveis na câmara para comprar em 2026.
