Este painel OLED de uma marca desconhecida tem cores mais vivas do que a LG e a Samsung

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

A BOE, uma dos maiores fabricantes mundiais de ecrãs da China, lançou um novo protótipo OLED que pode apresentar 95% da gama de cores Rec.2020 (também conhecida como BT.2020), um valor superior ao dos ecrãs OLED da LG e da Samsung.

De acordo com a OLED-Info, o novo protótipo, que se destina atualmente a telemóveis, tablets e computadores portáteis, foi apresentado na Conferência de Parceiros de Inovação da empresa, no dia 4 de setembro.

Performance superior aos "tubarões" do mercado

BOE shows its first TADF OLED prototype, with a green hyperfluorescence emitter system and a tandem architecture:https://t.co/6F9KLKlYN7#OLED pic.twitter.com/zlac760zDI

— OLED-Info (@oledinfo) 5 de setembro de 2024

Como se pode ver na publicação do X (antigo Twitter), a nova tecnologia OLED melhora significativamente a precisão e a riqueza das cores apresentadas.

Em comparação de números, o W-OLED da LG, encontrado em televisões como a LG B4, apresenta cerca de 70% da gama de cores Rec.2020. Entretanto, a tecnologia AMOLED da Samsung, presente em alguns dos seus smartphones, como o Samsung Galaxy S24 Ultra, apresenta cerca de 70-80% e a sua tecnologia QD-OLED apresenta até 90%.

Até ao momento, os ecrãs OLED da BOE podem ser encontrados em alguns dos melhores telemóveis do mercado, tais como o Honor Magic V3, que utiliza a tecnologia f-OLED (ecrã flexível dobrável) da fabricante.

Iremos ver esta tecnologia em televisões num futuro próximo?

sAMSUNG OLED BOE
Crédito: Samsung

Atualmente, ainda não se sabe se este novo protótipo OLED chegará às televisões, no entanto, vale considerar que a BOE é também uma fabricante de ecrãs de TV, com tamanhos entre 26 e 110 polegadas. Além disso, estes incluem a tecnologia 8K Super IPS-ADS, pelo que se espera que possam expandir esta nova tecnologia para os seus ecrãs de maiores dimensões.

Em geral, a maioria dos televisores apresentam menos de 75% do espaço de cor Rec.2020. Por exemplo, alguns dos melhores televisores OLED, como o LG C4, atingiram 72,7% em testes da TechRadar.

Embora a BOE não tenha dito se os seus ecrãs OLED Rec.2020 a 95% vão chegar aos televisores, a esperança é que isto aconteça. O OLED já é, sem dúvida, a tecnologia de painel de TV mais popular disponível - além disso, a possibilidade de adicionar ainda mais cor à sua imagem já dinâmica seria uma excelente notícia.

No mínimo, os ecrãs coloridos do BOE poderão encorajar a LG e a Samsung a melhorar a sua própria tecnologia OLED, embora o QD-OLED já esteja próximo.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.