A BOE, uma dos maiores fabricantes mundiais de ecrãs da China, lançou um novo protótipo OLED que pode apresentar 95% da gama de cores Rec.2020 (também conhecida como BT.2020), um valor superior ao dos ecrãs OLED da LG e da Samsung.
De acordo com a OLED-Info, o novo protótipo, que se destina atualmente a telemóveis, tablets e computadores portáteis, foi apresentado na Conferência de Parceiros de Inovação da empresa, no dia 4 de setembro.
Performance superior aos "tubarões" do mercado
Como se pode ver na publicação do X (antigo Twitter), a nova tecnologia OLED melhora significativamente a precisão e a riqueza das cores apresentadas.
Em comparação de números, o W-OLED da LG, encontrado em televisões como a LG B4, apresenta cerca de 70% da gama de cores Rec.2020. Entretanto, a tecnologia AMOLED da Samsung, presente em alguns dos seus smartphones, como o Samsung Galaxy S24 Ultra, apresenta cerca de 70-80% e a sua tecnologia QD-OLED apresenta até 90%.
Até ao momento, os ecrãs OLED da BOE podem ser encontrados em alguns dos melhores telemóveis do mercado, tais como o Honor Magic V3, que utiliza a tecnologia f-OLED (ecrã flexível dobrável) da fabricante.
Iremos ver esta tecnologia em televisões num futuro próximo?
Atualmente, ainda não se sabe se este novo protótipo OLED chegará às televisões, no entanto, vale considerar que a BOE é também uma fabricante de ecrãs de TV, com tamanhos entre 26 e 110 polegadas. Além disso, estes incluem a tecnologia 8K Super IPS-ADS, pelo que se espera que possam expandir esta nova tecnologia para os seus ecrãs de maiores dimensões.
Em geral, a maioria dos televisores apresentam menos de 75% do espaço de cor Rec.2020. Por exemplo, alguns dos melhores televisores OLED, como o LG C4, atingiram 72,7% em testes da TechRadar.
Embora a BOE não tenha dito se os seus ecrãs OLED Rec.2020 a 95% vão chegar aos televisores, a esperança é que isto aconteça. O OLED já é, sem dúvida, a tecnologia de painel de TV mais popular disponível - além disso, a possibilidade de adicionar ainda mais cor à sua imagem já dinâmica seria uma excelente notícia.
No mínimo, os ecrãs coloridos do BOE poderão encorajar a LG e a Samsung a melhorar a sua própria tecnologia OLED, embora o QD-OLED já esteja próximo.