A coroa de melhor ecrã do mercado tem um novo dono. Os especialistas da DxOMark analisaram o novo Google Pixel 10 Pro XL, lançado em agosto, e ultrapassou o Samsung Galaxy S25 Ultra para assumir o primeiro lugar do ranking, tanto na categoria global como na ultra-premium.
O mais curioso é que, no papel, as especificações do ecrã LTPO OLED de 6,8 polegadas não parecem uma revolução face à geração anterior. O destaque, segundo a análise, está nos detalhes e nos refinamentos que a Google implementou.
O que deu a 'coroa' ao Google Pixel 10 Pro XL
A vitória foi garantida por pormenores como um novo modo PWM (modulação por largura de pulso) de 480Hz para reduzir a cintilação, um brilho mínimo de apenas 4 nits que o torna mais confortável de usar no escuro e um pico de 2200 nits em HDR para uma visibilidade de topo sob luz solar direta.

A calibração de cor, descrita como "viva e precisa", a resposta ao toque e o desempenho em jogos também foram elogiados. E esta qualidade não é exclusiva do modelo mais caro. O Pixel 10 normal ficou apenas um ponto abaixo, já que partilha muitas das mesmas qualidades. Poderás assim encontrá-lo no segundo lugar do raking atual.
Apesar do primeiro lugar, o painel não é perfeito. A DxOMark notou ligeiros desvios de cor em ângulos mais extremos e alguma cintilação ainda visível. Mas concluiu que, na utilização do dia a dia, o Pixel 10 Pro XL fornece uma experiência superior à do seu rival da Samsung.
Com este resultado, a Google assume a liderança no que toca à qualidade de ecrã, pelo menos por agora. Os olhos viram-se agora para Cupertino, já que os resultados do recém-lançado iPhone 17 ainda não foram publicados e podem voltar a baralhar as contas no topo da tabela.