
Se és um apaixonado por música e utilizas o Spotify regularmente para ouvir as tuas canções favoritas, então há uma novidade que poderá ser do teu interesse. Está a caminho da aplicação um novo recurso que pretende dar ao utilizador mais contexto sobre a música que está a ouvir.
Para quem apenas quer ouvir a música e não pensar muito no assunto, não fará grande diferença. Agora, para aqueles que têm curiosidade sobre os artistas e o que estão a ouvir, que não devem ser tão poucos quanto isso, será possível ter informações específicas para cada tema que ouves. O anúncio foi feito pelo Spotify, esta quarta-feira, dia 19 de novembro. Fica ainda por esclarecer se esta funcionalidade vai chegar a todas as regiões ou só a alguns mercado selecionados.
Como funciona a nova ferramenta ao certo?
Quanto ao funcionamento da ferramenta, imagina que estás a ouvir uma música qualquer do artista A. O Spotify poderá mostrar-te os créditos da música. Ou seja, quem cantou, quem tocou guitarra, quem tocou baixo, entre muitos outros elementos ligados ao processo de criação da obra musical.
No entanto, o mais interessante para os fãs até nem é isso. É mesmo o facto de ser dado um contexto para a canção que está a ser reproduzida. Através da Inteligência Artificial (IA), o Spotify pode dizer-te toda a informação útil disponível online. Desde o local onde foi escrita a canção, ao que levou a colaboração, aos prémios já ganhos, entre muitas outras coisas importantes.
O exemplo dado pelo próprio Spotify foi a canção "Kiss Me More" de Doja Cat e SZA. O texto diz-nos que o primeiro encontro entre as cantoras foi numa loja, seis anos antes de publicar o tema. Fala também sobre a sonoridade que a música transmite, assim como de outras curiosidades que os maiores "geeks" musicais vão gostar de saber.
Expectavelmente, o recurso vai começar a chegar ao Spotify no início de 2026. Possivelmente, os primeiros a usufruir dele são os que têm "Spotify For Artists", mas como dito antes: ainda não é certo se chegará ao público geral e, se sim, quando.