
Em todo o mundo, há milhões de pessoas que utilizam diariamente o Google Drive. Como sabes, é um serviço de armazenamento em nuvem, que te permite guardar, organizar e partilhar ficheiros online.
Ora, com o passar do tempo, é natural que percas o “fio à meada” e já não saibas onde anda o ficheiro A e o ficheiro B. Para tornar mais fácil o processo de encontrar os documentos, há uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) do Gemini a caminho.
Poderás saber o que está dentro da pasta sem a abrir
Como explica a Android Authority, o novo recurso dá-te as informações principais do conteúdo presente numa pasta. Poderá até partilhar a visão geral dos arquivos armazenados e eventuais subpastas.
A ferramenta já tem nome e vai chamar-se “Destaque de Pastas”. Segundo a mesma fonte de informação, vai funcionar como um complemento à opção “Explorar com o Gemini”. Esta abre um painel lateral, que te permite interagir com o Gemini e dizer ao certo o que pretendes.
São vários os casos em que isto pode ser útil. Suponhamos que tens uma pasta gigante de trabalho, com informações importantes. Queres aceder ao documento X e não queres perder tempo a procurar. Deverás poder localizar esse documento, com o apoio da IA.
Se tens um Google Drive pouco sobrecarregado, não te fará muita diferença. Agora, se tens imensas pastas diferentes e não és a pessoa mais organizada, então a utilidade é muito maior.
Uma boa novidade, mas… deverá ser paga
É uma novidade bastante interessante, mas o grande senão, para uma boa parte dos utilizadores, é que vai ser paga. Os recursos inteligentes do Google Drive são exclusivas a quem tem a subscrição do Google Workspace ou do Gemini Plus/Gemini Pro.
Note-se que quem tem Google One não poderá usufruir desta novidade. Para o lote mais restrito de pessoas que poderá usufruir do “Destaque de Pastas”, a boa notícia é que esta funcionalidade chega já nas próximas semanas.