Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este novo computador portátil é o mais leve do mundo. Mas há um senão

A Fujitsu criou uma máquina ultraleve com Core Ultra 7, mas sacrificou a bateria e a disponibilidade.

Fujitsu

A Fujitsu acaba de lançar aquele que é, oficialmente, o novo portátil mais leve do mundo, o FMV UX-K3. Esta máquina impressiona no pesso, mas vem com um conjunto de compromissos que tens de conhecer, especialmente se estavas a pensar em comprar um cá em Portugal.

O grande trunfo do UX-K3 é, sem dúvida, o seu peso pluma. É um portátil que pesa apenas 635 gramas. Para teres uma ideia, é mais leve que muitos tablets. Para conseguir esta marca recorde (partilhada com um modelo da Dynabook), a Fujitsu usou materiais de topo como fibra de carbono e uma liga de magnésio-lítio no chassis, que tem uns meros 1,78 cm de espessura, diz o TechRadar.

No interior não estamos a falar de uma máquina fraca. Vem equipado com um processador Intel Core Ultra 7 255U, 16 GB de memória RAM e um SSD de 512 GB. O ecrã é um painel IPS de 14 polegadas com resolução Full HD+ (1920 por 1200 píxeis) e 400 nits de brilho. É uma configuração mais do que suficiente para muitas tarefas de produtividade do dia a dia.

Muitas portas, mas a bateria sofreu

O que mais impressiona, tendo em conta a espessura, é a seleção de portas. A Fujitsu conseguiu incluir USB-C, duas portas USB-A, HDMI, Ethernet , uma entrada para auscultadores e até um leitor de cartões microSD. Junta-lhe WiFi 7 e Bluetooth 5.4, e tens uma máquina de trabalho incrivelmente versátil e bem conectada.

O sacrifício foi feito na bateria. Com apenas 31Wh, a própria Fujitsu admite uma autonomia modesta de 7 horas em reprodução de vídeo, o que na vida real se traduzirá em muito menos tempo de trabalho. A boa notícia (se é que se pode chamar assim) é que o carregador de 65 W incluído é também bastante leve, com apenas 150 gramas.

Tê-lo em Portugal é uma tarefa complicada

O maior "senão" para nós, em Portugal, é a disponibilidade. Estes portáteis da Fujitsu são vendidos quase exclusivamente no Japão. Comprá-lo cá implicaria recorrer a serviços de importação, o que torna o processo complicado como dispara o preço. No Japão, custa o equivalente a cerca de 1750 €, um valor já elevado que seria ainda maior com taxas e portes.

Se estás à procura de um portátil extremamente leve, que só pesa 980 gramas e podes comprar em Portugal com teclado em português, aconselho-te o Asus Zenbook A14.

Asus
-15% c/ cupão PROMO15Asus Zenbook A14
1149 €Worten
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA.