Já faz algum tempo desde a vez em que a Tesla anunciou o Cybercab: como o nome indica, um táxi baseado em condução autónoma. A má notícia para os fãs da Tesla é que este vai demorar mesmo muito tempo a chegar ao mercado.
Não se tratam de suposições, mas sim de palavras do CEO da Tesla. Elon Musk refere que a produção do Cybercab e do robô Optimus vai ser “agonizantemente lenta”. Não especificou datas, mas a avaliar pelos adjetivos usados, vai demorar bastante.
As afirmações de Musk foram proferidas através do X, antigo Twitter, tal como é seu apanágio. As palavras do próprio surgem em resposta a uma publicação, que dizia que o Cybercab ia começar a ser produzido em menos de 100 dias.
Qual a razão de demorar tanto?
Junto dos fãs, é possível que se apodere a seguinte dúvida: porque é que o processo será tão lento? Citado pela Reuters, Musk explica que "para o Cybercab e o Optimus, quase tudo é novo, então o ritmo inicial de produção será extremamente lento, mas eventualmente acabará sendo incrivelmente rápido".
Mesmo assim, há quem acredite na possibilidade da produção do Cybercab ainda em 2026. Este é um daqueles casos em que só o tempo dirá o que vai acontecer, já que nenhuma previsão concreta é fidedigna, nesta fase.
Note-se que, em dezembro de 2025, Elon Musk tinha dito que a Tesla estava a testar robôs-táxi sem monitor de segurança no banco da frente. A marca chegou inclusive a lançar um serviço limitado destes táxis, em Austin, no Texas (EUA).
Quanto aos robôs humanoides, Elon Musk disse recentemente que este é um projeto muito importante para o futuro da marca. Por isso mesmo, entende-se que a Tesla queira ir com calma e lançar algo no mercado, apenas quando estiver no ponto ideal e desejado.
