Arrancou a Consumer Electronics Show (CES) 2025, o que quer dizer que já vamos conhecendo alguns produtos tecnológicos inovadores. Um deles é o motor elétrico sem cubo (2ª geração) da Donut Lab.
Tal como sugere o nome da empresa, este tem um formato de “donut”. De acordo com a CNET, o motor elétrico em questão tem um peso bastante reduzido, sem que isso signifique uma queda ao nível do desempenho.
Será esta a nova forma dos motores dos carros elétricos?
Supostamente, este novo produto da Donut Lab seria uma alternativa aos motores convencionais de um carro elétrico. Apesar do peso ser mais reduzido do que os motores tradicionais, isso não quer dizer que houvesse uma diminuição em termos de potência.
O que torna este lançamento da DL mais interessante é o facto de, segundo a mesma fonte, não haver contrapartidas de desempenho. Se olharmos para o carro elétrico comum, conseguimos observar que a estrutura do veículo não difere muito dos automóveis a combustão.
O que acontece, por regra, é que há um ou mais motores no interior do carro, que se ligam às rodas por um sistema de tração. Com os motores mais leves, a serem colocados nas rodas, aumentaria o espaço do carro, que poderia ser rentabilizado de forma diferente.
As especificações do motor elétrico da Donut Lab
Quanto ao motor elétrico da Donut Lab, a mesma fonte de informação avança que este tem um aro de 21 polegadas, que pode aguentar até 845 cavalos de potência. Quanto ao torque, este seria de 4300 Nm.
Resta esperar por futuras novidades em relação a esta inovação, que nos mostrem se este motor elétrico em forma de Donut pode ser uma boa alternativa para o setor dos carros elétricos ou não.