Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este malware para Android esvazia a tua conta bancária enquanto pensas que estás seguro

Foi descoberta uma nova ameaça para os utilizadores Android para levantar dinheiro das suas contas bancárias. E o pior é que tudo acontece sem a vítima saber.

Android malware
Imagem criada pela IA Sora

Os utilizadores Android devem estar alerta para mais um malware que ameaça a sua segurança e das suas contas bancárias. Desta feita, foi descoberta uma nova ameaça que visa roubar informações de cartões de crédito e respetivos PIN para levantamentos de dinheiro.

Tal como nos informa o blog Malwarebytes, este malware, conhecido como NGate, está a surpreender as suas vítimas. E o pior de tudo é que esses levantamentos são habitualmente feitos sem que as vítimas percebam o que está a acontecer.

Malware NGate usa técnicas de phishing e o NFC do teu smartphone

Como em muitos outros casos semelhantes, este esquema começa com os tradicionais golpes de phishing. Ou seja, os criminosos usam estes métodos enganosos para instalar software malicioso no smartphone das vítimas e quando isso acontece conseguem recolher a sua atividade NFC.

Este é um processo sofisticado que exige algum planeamento, pois são necessários alguns passos para ser bem-sucedido. Em primeiro lugar, vêm as técnicas de engenharia social ou phishing para enganar as vítimas.

Por outras palavras, as vítimas são contactadas por chamada ou SMS com alertas urgentes. Muitas vezes estão em causa riscos de segurança ou problemas técnicos com as contas dos visados, enviando links para a sua resolução.

Essas ligações remetem para a instalação de uma aplicação bancária com o propósito de resolver o problema. Contudo, não se trata de uma app fidedigna, mas sim de um veículo camuflado para a instalação do malware NGate.

Assim que a falsa confirmação do cartão de crédito é feita, um cúmplice recebe os dados desse cartão e o seu respetivo PIN. Com essas informações na sua posse, essa pessoa pode dirigir-se a uma caixa de multibanco e fazer os levantamentos que desejar.

O último processo tem de ser feito com alguma celeridade, pois os códigos gerados pelo NFC são habitualmente temporários. E esta rapidez de ação faz com que as vítimas não se apercebam que foram enganadas e quando dão conta já é tarde demais.

O que fazer para te protegeres desta ameaça

Em primeiro lugar, deves estar atento aos possíveis ataques de engenharia social. Ou seja, qualquer mensagem ou chamada que recebas afirmando que algo está errado com a tua conta bancária deve ser visto com cautela.

Nunca respondas ou descarregues qualquer aplicação que te seja sugerida através de links nessas mensagens. Nesses casos, o que deves fazer é ignorar e apagar as mensagens em causa e contactar diretamente o teu banco para perceber se algo está efetivamente errado.

Outra boa prática que deves adotar é não descarregar aplicações fora de fontes fiáveis como a Play Store. Mas acima de tudo, nunca entregues informação sensível - como dados das tuas contas bancárias - através de aplicações estranhas, códigos QR ou semelhantes.

🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora

Promoção do dia

EDGE 60 8/256 SHAMROCK GREEN
Motorola Edge 60 256 GB, cor verde, compacto com 6,35 polegadas, peso leve
231,27 €Amazon
365,90 €-37%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.