Este Fiat Panda é oficialmente o carro mais baixo do mundo (Vídeo)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

A título de curiosidade, é sempre interessante conhecer o topo de algumas listas relacionadas com automóveis. Neste caso, temos a oportunidade de conhecer aquele que é o carro mais baixo do mundo.

De acordo com a Super Car Blondie, o “título” vai para um Fiat Panda que literalmente foi cortado ao meio. O veículo em questão foi criado pela Carmagheddon e detém o recorde de carro mais baixo do mundo, nos Guinness World Records.

Carro
O carro mais baixo do mundo (crédito: Carmagheddon YouTube)

Como foi possível conceber um carro assim?

Ao olhar para a imagem acima, é possível que te questiones como foi possível tornar funcional um carro com este aspeto. Ao que tudo indica, o segredo está no facto da metade inferior do carro ter sido equipada com peças de kart.

Por esse motivo, torna-se possível conduzir o carro, apesar deste ter uma altura tão reduzida. Como refere a mesma fonte de informação, também existe o prémio de camião mais baixo do mundo, sendo que o aspeto visual é bastante semelhante.

Olhando para o carro, custa acreditar que este já tenha sido um Fiat Panda, no passado. Afinal de contas, o seu estado atual pouco ou nada se assemelha com este modelo popular da Fiat. De qualquer modo, há outra questão que surge: como conduzir este carro?

O condutor vai praticamente deitado a guiar o carro

Efetivamente, a avaliar pelo tamanho do carro, já era de prever que o condutor deste veículo mais baixo do mundo não fosse propriamente nas melhores condições de conforto. No vídeo em cima, aos 8 minutos e 8 segundos, consegues ver a posição do condutor.

Vai praticamente deitado e, naturalmente, quase ao nível do chão. Fruto dessa posição, a visibilidade fica bastante comprometida. Assim sendo, para que o condutor saiba o que se passa na estrada, tem de guiar enquanto recebe imagens de uma GoPro, em tempo real.

Em termos de velocidade, o carro adaptado do Fiat Panda pode andar a uma velocidade até 48 quilómetros por hora. Apesar do desconforto aparente do automóvel, não deixa de ser curioso imaginar conduzir um carro assim.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.