Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este erro diário está a roubar espaço ao teu telemóvel e nem te apercebes

Se de vez nem quando te deparas com falta de espaço no teu telemóvel, então estás de facto a cometer o mesmo erro todos os dias!

espaço memória
Shutterstock

Arrisco-me a dizer que muitos de nós cometemos este 'erro' diariamente! É que apesar de parecer inofensivo e de passar despercebido à maioria dos utilizadores, a verdade é que o peso dos ficheiros (fotografias, vídeos, mensagens de voz ou documentos) que enviamos e recebemos nas aplicações de mensagens, seja WhatsApp, Messenger ou Telegram, tem um enorme impacto no armazenamento do telemóvel.

Isto porque ficam, quase sempre, guardados no espaço interno do smartphone. É um processo silencioso de que nem te apercebes mas que se acumular dia após dia. Além disso, mesmo quando apagas uma conversa ou sais de um grupo, muitos destes conteúdos continuam guardados em pastas específicas do sistema.

A situação torna-se ainda mais grave nos grupos. Seja de família, trabalho ou amigos, são dezenas de conteúdos que todos os dias se acumulam. Memes, vídeos repetidos, fotografias e ficheiros que nunca chegam a ser abertos podem, em poucos meses, ocupar vários gigas de espaço.

Se muitos têm telemóveis com uma enorme quantidade de armazenamento, a verdade é que para quem só tem 128 gigas (ou até menos), isto traduz-se rapidamente em alertas de espaço insuficiente, lentidão no sistema e dificuldades para instalar aplicações ou atualizações.

O que se deve fazer?

Muitos só dão conta que estão a chegar ao limite de espaço quando o telemóvel começa a falhar ou quando surge a notificação de que o armazenamento está quase cheio. Depois, o problema é bem mais chato de resolver. Tudo porque não basta apagar fotografias ou vídeos da galeria. Isto porque a origem do problema está escondida nas pastas internas das aplicações de mensagens.

A boa notícia é que há soluções simples e eficazes. A primeira passa por desativar o download automático de ficheiros multimédia nas definições das aplicações (como o WhatsApp, por exemplo), escolhendo de forma o que queres guardar.

Outra medida essencial é fazer limpezas periódicas às pastas internas associadas a estas apps, eliminando conteúdos antigos ou inúteis. Além disso, tanto Android como iOS oferecem ferramentas de gestão de armazenamento nativas que ajudam a identificar rapidamente o que está a ocupar mais espaço.

Promoção do dia

Xiaomi 15
Xiaomi 15512 GB de armazenamento, telefone preto, peso 0,97 lb
665,00 €Amazon
791,69 €-16%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.