Este era o trabalho do CEO da Apple quando tinha 11 anos

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Tim Cook é uma das celebridades mais conhecidas no universo tecnológico. Afinal de contas, trata-se do CEO da Apple, uma marca de referência em todo o mundo. A questão é que, antes de assumir a liderança da empresa da “maçã trincada”, desempenhou outras funções.

De acordo com o Daily Mail, com base nas declarações de Cook no podcast Table Manners, o próprio começou a sua jornada no mundo laboral, tinha apenas 11 anos. Na altura, a sua função era de entregar jornais.

Cook começou a entregar jornais e “saltou” para a restauração

Era ainda uma criança, quando começou a entregar jornais, mas o CEO da Apple explica que a cultura de trabalho sempre lhe foi incutida. Tim Cook explica que a sua educação foi baseada no trabalho, “independentemente da idade”.

CEO Apple Cook

Depois de uma primeira experiência a entregar jornais, passaram-se cerca de 3 anos, até que Cook deu o “salto” para outra área profissional. Desta vez, o atual executivo da Apple passou a servir às mesas de um restaurante de fast-food, quando tinha apenas 14 anos.

"Eu trabalhava num lugar chamado Tastee Freez. Era o único sítio de fast-food da cidade, então todos se reuniam lá. Eu usava um chapeuzinho e um avental, e ganhava 1,10 dólares por hora na época, um salário abaixo do mínimo, o que era legal naquela época" - explicou Cook, no podcast.

O executivo (agora) de 64 anos refere que nasceu numa família bastante modesta, na cidade de Mobile, Alabama. Ainda assim, salienta que, apesar de não ter crescido com folga económica, viveu numa casa “cheia de amor”.

Tim Cook também trabalhou numa farmácia e como vendedor de anúncios

Segundo o Daily Mail, Tim Cook também trabalhou na “Lee Drug Store”, uma farmácia onde também trabalhava a sua mãe. Enquanto andava no ensino médio, também tocava trombone numa banda e era membro da equipa do anuário.

Na última função referida, teve a sua primeira experiência comercial, na medida em que assumiu a responsabilidade de vender anúncios para empresas. Uma diferenciação que Tim Cook faz é sobre os conceitos de trabalho e trabalhar.

“Acho que antes da Apple, eu amava trabalhar. Eu não amava o trabalho, e agora eu amo os dois. E há uma grande diferença que se sente quando fazemos isso” - conta o CEO da Apple.

Anos mais tarde, em 1998, foi convidado por Steve Jobs para integrar a Apple, depois de ter estudado na Universidade de Auburn. O resto, como se costuma dizer, é história.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.