Desempenho sólido e bateria para um dia inteiro
Atualmente, o segmento de gama média dos smartphones tem uma vasta oferta que na sua maioria é competente. Neste segmento, podes facilmente aliar um bom desempenho a um preço mais acessível.
O Samsung Galaxy A56 é um desses casos. Tive oportunidade de o testar e o modelo conquistou-me pelo seu desempenho sólido e autonomia que não deixa ninguém ficar mal.
Sim, aqui o processador é o Exynos 1580, mas deixa de lado o preconceito, se a tua prioridade não é o gaming. Pode não ser a escolha adequada para jogos exigentes, mas é uma escolha acertada para um utilizador convencional que procura um desempenho sólido, navegação fluida e suave e rapidez a carregar aplicações.
Outro ponto crucial de louva neste modelo é a sua autonomia. A bateria de 5.000 mAh aguenta (facilmente) um dia inteiro, sem ir à carga. Para mim, foi um descanso conseguir ter este telefone funcional, mesmo que puxasse um pouco mais, durante um dia inteiro.
E, graças ao carregamento rápido de 45 watts, demora menos de uma hora e meia a carregar na totalidade. Parece muito, mas estamos a falar de um gama média e este é o tempo considerado convencional.
Tem IA e nas fotografias não se sai mal, já para não falar das atualizações
Quanto a mim, a Samsung teve dois “golpes de génio” com este terminal. Deu-lhe 7 anos de atualizações no software, o que lhe permite ter longevidade. Chegou com Android 15 e vai receber o sistema operativo da Google até à versão Android 22.
O segundo golpe de génio são os recursos IA. Aqui num formato reduzido face à série estrela Galaxy S, mas estão cá. Circle to Search para pesquisas, leitura em voz alta, sugestão de edição de foto, diretamente no terminal e a (já quase imprescindível) ferramenta para apagar objetos.
Por sua vez, a câmara fornece resultados bastante bons, com cores reais e bom nível de detalhe. Funciona especialmente bem no modo retrato, fornecendo um efeito bokeh muito competente. Podes levar o Galaxy A56 nas férias que não ficas desiludido.
E todos estes atributos estão “embrulhados num preço bem abaixo dos 500 €. Este é, sem dúvida, um dos melhores smartphones de gama média que já me passaram pelas mãos.

