Este é o smartphone que tens de conhecer se prezas a tua privacidade

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Há um novo smartphone no mercado desenvolvido a pensar na privacidade dos seus utilizadores. O equipamento chama-se Murena One e chega-nos da mesma empresa que desenvolveu o conhecido Fairphone 4.

Este novo produto foi concebido para quem procura um smartphone com Android, mas quer desprender-se dos serviços da Google. Contudo, a Murena promete um substituto para quase todos os serviços oferecidos pela gigante das pesquisas.

Murena One é o novo smartphone acessível para quem quer privacidade

O tema da privacidade está cada vez mais em voga e empresas como a Morena aproveitam-no para tentar cativar os utilizadores menos satisfeitos. Para tal, desenvolveu o primeiro smartphone em nome próprio com software a pensar na privacidade do utilizador.

A Murena garante que removeu todas as linhas de código que enviam dados dos utilizadores para servidores externos sem o seu consentimento. Ainda assim, a empresa oferece o seu serviço de cloud para armazenamento de fotos e dados, mas sem recolher a localização dos seus utilizadores.

Relativamente ao software, o Murena One é baseado no Android, mas o seu sistema operativo foi apelidado de /e/OS. É baseado numa compilação da LineageOS que, por sua vez, é baseada no Android 10.

O facto de ser baseado em Android, o Murena One irá suportar todas as aplicações desenvolvidas para este sistema operativo. Através da "App Lounge" poderás encontrar as aplicações que desejas, incluindo as da Google caso sintas necessidade das mesmas.

Todas as aplicações receberão uma pontuação de privacidade baseada num sistema de avaliação desenvolvido pela Murena. Esta é mais um método encontrado pela empresa para que os seus utilizadores façam escolhas que prezem a sua privacidade.

Tal como já referi, neste equipamento não haverão aplicações da Google instaladas por defeito. Ainda assim, a Murena oferece os seus substitutos para a aplicação de mensagens, browser ou até o seu próprio reprodutor de multimédia.

Indo ainda mais longe, o Murena One vem equipado com a Elivia, uma assistente pessoal que almeja substituir a Assistente Google. Com a Elivia, os utilizadores recebem a promessa do suporte a comandos de voz no futuro.

Murena One chega com especificações de gama média

No que concerne às especificações do Murena One, não temos um hardware de fazer cair o queixo. A comandar todas as operações estará o processador MediaTek Helio P60, acompanhado por 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento que poder ser expandido via microSD.

O seu ecrã é um LCD de 6,5 polegadas com uma resolução Full-HD+. Este conta com um pequeno orifício no canto superior esquerdo para albergar um sensor fotográfico de 25 MP.

Na traseira encontramos um conjunto de três sensores dispostos verticalmente. Temos um sensor principal de 48 MP e dois secundários com 8 MP e 5 MP de resolução. Já a sua bateria é de 4500 mAh.

Quanto a preços, o Murena One será comercializado por 349 € e poderás comprá-lo através do site oficial da empresa. Para já, este equipamento encontra-se sem stock, mas com previsão de entregas para o final de junho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Black Shark 5 estão prestes a chegar à Europa
  • iQOO Neo6 é oficial globalmente: gama-média com cheiro a topo de gama
  • Motorola Edge 30 Pro com 200 € de desconto (tempo limitado)
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.