Este é o smartphone perfeito em 2021, de acordo com a AnTuTu

Rui Bacelar
Comentar

O smartphone perfeito é aquele que reúne a maioria das caraterísticas favoritas dos utilizadores, um reflexo das tendências de mercado e tecnologias de ponta. Algo que pode ser apurado através de plataformas de benchmark como a bem conhecida AnTuTu.

Sobretudo num mercado tão competitivo, maduro e algo saturado, é graças a estudos como o recém-publicado documento da AnTuTu que podemos constatar o que preferem os utilizadores e quais são os "ingredientes" do smartphone perfeito.

A AnTuTu sabe quais são as caraterísticas mais apreciadas num smartphone em 2021

@AnTuTuLabs Report: Global Users Preferences for Android Phones, Q1 2021What are the most popular smartphone #ROMsizes in the global market right now?Check out Antutu's statistics based on Antutu V8 below. Read more: https://t.co/plHHwcOvqP pic.twitter.com/uUDhTWK9UQ

— AnTuTu Labs (@AnTuTuLabs) 13 de abril de 2021

A plataforma de testes recolhe várias métricas sobre os dispositivos que a ela recorrem para testar as suas capacidades de hardware e software. Assim, ao cruzar estes dados é possível delinear tendências, encontrar padrões e as preferências do utilizador.

Sublinhamos que por smartphone perfeito entende-se o dispositivo móvel que mais consenso reúne no mercado. Por outras palavras, as caraterísticas mais repetidas, os traços mais populares, ou especificações mais recorrentes no mercado mobile.

Com base nestas métricas colhidas pela AnTuTu ao longo dos últimos meses, pode-se assim retratar o smartphone (fictício) ideal. A colheita de dados foi feita ao longo do primeiro trimestre de 2021, refletindo assim a realidade de mercado no 1.º trimestre.

Estas são as caraterísticas do smartphone perfeito em 2021

  • Tamanho de ecrã: 6,5 polegadas
  • Resolução de ecrã: Full-HD+ (1080 x 2400 pixeis)
  • Fabricante do processador (SoC): Qualcomm (responsável pelos chips Snapdragon
  • Número de núcleos: 8 núcleos (octa-core)
  • Memória RAM: 6 GB de memória
  • Armazenamento interno: 128 GB de armazenamento
  • Versão do Android: Android 10 da Google

Voltamos a frisar que estas são as caraterísticas mais comuns apontadas pela AnTuTu durante o 1.º trimestre de 2021. Algo que nos mostra o equilíbrio ideal aos olhos dos consumidores em todo o mundo.

A plataforma aponta um aumento na quantidade de memória RAM mínima num telefone de topo, sendo 8 GB o ponto de partida. É também indicado que para comprar um novo smartphone o consumidor procura agora pelo menos 128 GB de armazenamento.

O tamanho favorito de ecrã também tem vindo a aumentar, registando-se agora a preferência pelas 6,5 polegadas de diagonal. A resolução, contudo, permanece no padrão Full-HD+ como ponto ideal neste início de 2021. A taxa de atualização (acima de 60 Hz), não é ainda uma preocupação ou tendência registada pela AnTuTu.

A Qualcomm reúne a preferência dos consumidores em 2021

@AnTuTuLabs Report: Global Users Preferences for Android Phones, Q1 2021What are the most popular smartphone #processorbrands in the global market right now?Check out Antutu's statistics based on Antutu V8 below. Read more: https://t.co/plHHwcOvqP pic.twitter.com/wE2TgYuzeS

— AnTuTu Labs (@AnTuTuLabs) 13 de abril de 2021

Por fim, notamos a dominância da norte-americana Qualcomm junto dos consumidores. É esta a responsável pelos chips Snapdragon e um dos nomes mais sonantes no mercado mobile.

Resta a questão, quantas destas caraterísticas reúne o vosso telefone diário?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.