Este é o plano da Samsung para aumentar a velocidade do carregamento sem fios

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Quando falamos em velocidades de carregamento das baterias, a Samsung não é a primeira marca que vem à ideia. Contudo, a empresa sul-coreana está empenhada em mudar esse pensamento.

Para isso, a Samsung juntou-se ao Wireless Power Consortium (WPC) para aumentar as velocidades do carregamento sem fios. Um esforço conjunto que trará benefícios para todas as marcas do mercado dos smartphones.

Samsung e WPC juntas no desenvolvimento do padrão Qi 2.2

Estas duas entidades uniram-se para trabalhar no desenvolvimento de um novo padrão de carregamento sem fios, o Qi 2.2. Para tal, a Samsung e o seu departamento de semicondutores desenvolveram um novo chip chamado S2MIW06.

Samsung carregamento sem fios
Imagem ilustrativa criada pela IA Microsoft Designer

Este novo componente vem possibilitar velocidades de carregamento sem fios de até 50 W. É verdade que os smartphones da OnePlus já oferecem estas velocidades, mas os da Samsung estão ainda bastante longe desse patamar.

Graças ao desenvolvimento deste chip em parceria com a WPC, espera-se que outras fabricantes também tenham acesso ao mesmo. Ou seja, este é um projeto que irá beneficiar todo o mercado dos smartphones.

A Samsung revela que o seu novo chip de gestão de carregamento está a ser testado com vários carregadores sem fios certificados e não certificados. Os primeiros resultados mostram um processo de carregamento estável em diversos carregadores.

Este chip possibilita ainda o carregamento sem fios reverso, tecnologia bem conhecida dos utilizadores Samsung. Trata-se do processo que permite usar o smartphone para carregar outros dispositivos como auriculares, relógios inteligentes e até outros smartphones.

Ainda não sabemos quando chegarão ao mercado os primeiros smartphones da Samsung com suporte para o carregamento sem fios Qi 2.2. No imediato, sabemos que os novos Galaxy S25 contarão com carregamento Qi 2.

Este padrão de carregamento é semelhante ao MagSafe da Apple, o que significa que alinhará o smartphone e o carregador através de irmãs. Isto permite um alinhamento perfeito entre os dois produtos, possibilitando um carregamento mais eficiente.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.