Este é o novo aspeto da pesquisa Google nos smartphones

Rui Bacelar
Comentar

A chegar também aos tablets e demais dispositivos móveis, o motor de busca Google tem um novo design. Adapta-se às tendências de 2021 com aspeto aprimorado, partilhando traços com o novo Android com as suas "bolhas" de informação agregada.

Para dar descanso aos nossos olhos, o aspeto da pesquisa Google está mais simples. As mudanças foram anunciadas nesta sexta-feira (22) e serão gradualmente aplicadas pela gigante tecnológica com um particular apetite por todo o tipo de informações.

O aspeto da Pesquisa Google vai mudar em 2021

Pesquisa Google mobile
A pesquisa Google em dispositivos móveis será pautada pelas "bolhas".

O Ano Novo inspirou a Google na aplicação de mudanças no seu motor de busca, ou mais concretamente no seu aspeto em dispositivos móveis. Pela mão da designer Aileen Cheng, há grande mudanças a caminho dos smartphones e tablets.

Segundo a publicação no blog oficial da Google, as novidades chegam no decurso dos próximos dias, de forma gradual e faseada. É uma mudança visual que impactará a apresentação dos resultados da pesquisa no sentido de melhorar a experiência de uso.

"Queremos dar um passa atrás, simplificando um pouco para que as pessoas encontrem o que procuram de forma mais fácil", aponta a designer responsável. "Sinto que é realmente refrescante. Para mim é um sopro de ar fresco", acrescenta Cheng.

O novo aspeto das pesquisa Google nos smartphones e tablets

Pesquisa Google
As "bolhas" de informação com mais destaque para o conteúdo visual.

Como qualquer esforço de organização, surgiram desafios a ser ultrapassados. A pesquisa Google é uma montra complexa de informação onde são agregados indicadores de diferentes tipos, dos resultados apresentados em texto às imagens e vídeos.

"Não estamos apenas a organizar páginas da Web, mas sim toda a informação do mundo.", comenta Aileen. "Começamos por organizar as páginas web, mas há agora tanta diversidade em tantos tipos de conteúdo e informação que temos realmente de categorizar para que seja possível apresentar bons resultados aos utilizadores". acrescenta a designer da Google.

Os 5 princípios orientadores do novo design Google

Pesquisa Google
O aspeto "Googley" é marcado pelas formas arredondadas.

1. Colocando a informação em destaque. A empresa quer dar mais espaço e oportunidade para os resultados da pesquisa brilharem. Para que as pessoas se concentrem na informação e não nos elementos de design. Simplificar e clarificar.

2. Facilitando a leitura. O tamanho da letra será maior, mais bold. Desse modo a equipa acredita que o texto será fácil e rápido de ler, sem distrações desnecessárias e trazendo mais consistência também para os tipos de letra usados na pesquisa Google.

3. Mais espaço para respirar. Os resultados serão apresentados de ponta a ponta do ecrã e a utilização de sombreados será reduzida ao mínimo. Assim será mais fácil encontrar logo o que queremos, dando mais espaço visual para a pesquisa Google.

4. Conteúdo centrado para guiar o olhar. Outra das alterações aplicadas no novo design de modo a guiar o olhar do utilizador é a colocação da informação importante ao centro, em vez de usarem cores fortes, ou outros meios de chamar a atenção.

5. Ir ao encontro do sentimento "Googley". O novo design terá mais elementos redondos, mais divertido e jovem. Algo mais similar ao aspeto arredondado do logótipo da Google. Esta inspiração será notória no design dos resultados da pesquisa.

Por fim, a Google deu a saber que as mudanças serão gradualmente distribuídas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.