
A Xiaomi já anda por cá há alguns anos. Inicialmente conhecida pelos seus smartphones que só conseguíamos importar de lojas chinesas e mais tarde a cimentar-se com um vasto leque de produtos a nível global. E a crescer a olhos vistos em Portugal, em número de clientes e em espaços físicos dedicadas à marca.
A fabricante chinesa é hoje uma das marcas que mais vende smartphones em todo o mundo, os seus wearables como a Xiaomi Smart Band 10 estão em milhões de pulsos e os dispositivos de Smart Home, como os aspiradores robô estão em muitas casas. E há a promessa de que os carros elétricos da marca chegarão à Europa em 2027.
Xiaomi tem de vender mais topos de gama em 2026
Cada vez mais consumidores conhecem o nome Xiaomi e, felizmente ou infelizmente, associam a qualidade-preço. Isso é positivo pois a marca "farta-se" de vender dispositivos mais acessíveis. Mas não é tão positivo quando não vende nem perto dos topos de gama que as rivais vendem. Até porque se vendesse já seria líder de mercado com larga margem.
E desengane-se quem pense que é por falta de qualidade. O Xiaomi 15 Ultra foi um dos melhores telemóveis a chegar ao mercado em 2025 e ganhou o galardão de melhor smartphone do júri nos Prémios 4gnews. Uma premiação que em anos anteriores fugia sempre à marca chinesa.
Xiaomi 17 Pro Max pode mudar tudo para a Xiaomi
Agora, o desafio é perfurar neste segmento premium. Certo é que tanto com a linha 15 como com a linha 15T, a Xiaomi registou o maior crescimento de sempre. Mas o trunfo para vingar neste segmento premium já é bem conhecido. Só tem de chegar ao mercado global. Chama-se Xiaomi 17 Pro Max.
Lançado há meses na China, este smartphone andou 'nas bocas' na internet por ter um ecrã traseiro funcional. Algo que o torna verdadeiramente diferenciador. O problema é que os interessados, pelo menos até agora, esbarram na impossibilidade de o comprar em Portugal, pois só se encontra à venda na China.
O grande desafio da Xiaomi para 2026 é vingar a sério no segmento premium. Não é só crescer, pois isso acontecerá naturalmente se os produtos tiverem qualidade. É preciso destacar-se. E com produtos como esse Xiaomi 17 Pro Max ou com o Xiaomi 17 Ultra, a marca tem tudo para fazer frente a Samsung e Apple no segmento de preços mais elevados.

