A empresa holandesa Voitures Extravert fabrica versões personalizadas de carros. E um dos seus projetos mais recentes destacou-se por dois motivos. O primeiro deles é que o modelo escolhido pra ser personalizado foi um clássico Porsche 911 que, nas mãos da Voitures Extravert, tornou-se num veículo elétrico (VE). O segundo é que agora o carro figura como o VE mais caro do mundo.
Porsche 911 elétrico custa US$400 mil
Por fora, ainda temos todas as características que tanto marcam o design do Porsche 911. Por dentro, agora o icónico carro dos anos 60 é totalmente elétrico, com baterias confortavelmente adicionadas na parte da frente e de trás do veículo. A nova versão elétrica ainda ganhou mais velocidade e estabilidade com as alterações.
O carro ganhou também outros recursos modernos que o original não tinha, como ar condicionado e uma conexão Bluetooth para telemóvel. A bateria do carro, por sua vez, é de carregamento rápido e garante condução de mais de 400 km por carga. O software do carro também tem a possibilidade de ser atualizado remotamente.
Todas essas mudanças elevaram o preço deste carro para US$ 400.000 (o equivalente a quase 370 mil euros, em conversão direta). Segundo a Voitures Extravert a motivação do projeto foi colocar mais carros clássicos nas ruas.
“Os carros clássicos estão cada vez mais a desaparecer das ruas porque são vulneráveis. Eles são mantidos em ambientes fechados como peças de museu, mas não participam realmente do tráfego diário. Para que eles tenham um lugar nas ruas novamente, eles precisam mudar”, explicou Martijn van Dijk, diretor da empresa, conforme reportou a página Fast Company.
Preço também justifica-se no processo de renovação do carro
Não são apenas os novos recursos que justificam o alto preço a que este Porsche 911 chegou. A verdade é que todo o processo de renovação do veículo antigo leva cerca de 12 meses e divide-se em diferentes etapas na Alemanha e na Holanda. Não é à toa, que a empresa atualmente fabrica apenas de 9 a 12 carros por ano, embora espere aumentar a produção para 30 a 40 veículos.
A pequena quantidade produzida ainda traz um caráter de exclusividade que também está no facto do veículo manter a sua aparência clássica e ser totalmente digitalizado.
Apesar do alto preço, a Voiture Extravert já vendeu os primeiros Porsches 911 elétricos na Europa e nos Estados Unidos.