Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este carro guia-se e estaciona sozinho e já chega hoje! Prepara-te para o futuro da condução

Amanhã, 21 de maio, marca um novo capítulo no mundo dos carros elétricos, e tu vais querer estar atento.

A Xpeng lança oficialmente o Mona M03 Max, a versão mais avançada do seu sedan 100% elétrico que promete guiar-se e estacionar… completamente sozinho. E o mais impressionante? Faz tudo isto sem sensores LiDAR.

Condução inteligente e estacionamento automático — tudo sem tocar no volante

Imagem do Mona M03 Max numa sala escura
Imagem: Divulgação / Xpeng

O grande trunfo do M03 Max está na tecnologia XNGP, um sistema de condução assistida que funciona tanto em cidade como em estrada (NGP), e que inclui até um “valet” automático controlado por inteligência artificial.

Esquece os sensores laser: aqui, tudo é feito com sete câmaras HD e dois chips NVIDIA Orin-X, capazes de criar um sistema de “visão pura” com funcionalidades de condução autónoma que roçam o nível 3, segundo a página CarNewsChina.

imagem de como funciona o conjunto de câmaras do Mona M03 Max
Imagem: Divulgação / Xpeng

Segundo a marca, os testes internos mostram uma taxa de sucesso de 95% nos estacionamentos automatizados — e sim, isso inclui ambientes urbanos.

Para que não restem dúvidas sobre o que o carro está a fazer, o M03 Max mostra luzes azuis no exterior sempre que entra em modo autónomo. Uma solução futurista e prática, que ajuda a aumentar a segurança e a visibilidade.

Potência, autonomia e o sedan mais aerodinâmico do mundo

imagem da parte frontal do Mona M03 Max
Imagem: Divulgação / Xpeng

Por baixo do design elegante, está um motor de 160 kW com 250 Nm de binário, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos.

A bateria LFP de 62,2 kWh garante uma autonomia de até 580 km (CLTC) e carrega dos 30% aos 80% em apenas 26 minutos com carregamento rápido.

Imagem do interior do Mona M03 Max
Imagem: Divulgação / Xpeng

Mas o que também se destaca aqui é a eficiência aerodinâmica: com um coeficiente de 0,194, o M03 Max é o sedan elétrico de produção em massa mais eficiente do mundo em termos de resistência ao ar. Desde os espelhos laterais sem moldura ao perfil geral, tudo foi desenhado para cortar o vento e o consumo.

No interior, há também melhorias no sistema multimédia, com a nova versão do Tianji XOS, que promete uma navegação mais intuitiva e fluida. A marca foca-se cada vez mais na experiência do utilizador e parece estar a acertar.

Lançamento adiado... por uma boa razão

Imagem do exterior do Mona M03 Max
Imagem: Divulgação / Xpeng

Embora o M03 Max tenha sido inicialmente apresentado em agosto de 2024, durante o Salão Automóvel de Chengdu, a Xpeng decidiu adiar o lançamento para refinar todos os detalhes da condução autónoma.

A versão base, lançada entretanto, custa 119.800 yuans (cerca de 16.900 euros) e já vende 15.000 unidades por mês.

Agora, chega a versão topo de gama por 155.800 yuans, ou seja, cerca de 21.500 euros. Um salto de cerca de 3.600 euros em relação à versão intermédia, mas justificado por tudo o que acrescenta.

A marca não esconde as ambições: espera vender mais de 200.000 unidades da série Mona só em 2025. E com a chegada do M03 Max, estima-se um crescimento de 30% nas vendas logo após o lançamento.

E Portugal?

Ainda não há confirmação de uma chegada à Europa, muito menos a Portugal, mas com o foco crescente nos EVs e nas tecnologias autónomas, este é claramente um modelo que merece atenção. Será que o veremos por cá em breve?

Promoção do dia!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.