Teste durou quase 10 horas
Recentemente, o 4gnews testou o Renault 5 E-Tech, mas hoje a notícia foca-se em outro modelo Renault. O Filante Record 2025, um elétrico de demonstração, foi colocado à prova numa pista em Marrocos e passou com distinção.
O modelo conseguiu cumprir 239 voltas na pista de testes UTAC durante uma prova que durou nove horas e 52 minutos. Nesta longa prova, o Filante Record 2025 percorreu 1.008 quilómetros, rodando a uma velocidade média de 102 km/h.
A Renault divulga ainda que o modelo consumiu 7,8 kWh por cada 100 quilómetros percorridos. A bateria integrada neste carro de demonstração é igual ao do Scenic E-Tech da marca, ou seja, uma unidade de 87 kWh.
O que permitiu ao Renault Filante Record 2025 conseguir este feito?
Para conseguir percorrer mais de 1.000 quilómetros, o Renault Filante Record 2025 não dependeu só da sua bateria de 87 kWh. O modelo, conhecido por “laboratório sobre rodas”, contou com a colaboração das marcas Ligier e Michelin, no seu desenvolvimento.
Este elétrico está equipado com várias tecnologias inovadoras da marca francesa como steer-by-wire, brake-by-wire, fibra de carbono no seu chassi, ligas de alumínio, pneus de baixa resistência e ainda rolamento personalizado.
Em comunicado, a Renault esclarece que o “objetivo primordial desde os primeiros esboços (do Filante Record 2025) até ao último teste em pista foi a eficiência absoluta”.


