
Foi há poucas horas que um novo Volkswagen Golf R foi visto no famoso circuito de Nürburgring, em terras germânicas. A grande novidade acerca deste carro é que deverá chegar ao mercado com um motor de cinco cilindros (EA855).
Espera-se que este permita atingir uma potência histórica de 400 cavalos, para a série em questão. Relembre-se que a geração atual deste modelo só chega, no máximo, aos 333 cavalos. A confirmar-se, esta novidade no motor do Volkswagen Golf R representa algo inédito no histórico da marca.
O novo Volkswagen Golf R deverá chegar ao mercado em 2027
Como destaca a Autocar, o novo motor do “Golf” seria o mesmo motor a gasolina usado no Audi RS3. Espera-se que o automóvel seja lançado no mercado em 2027, como uma espécie de “despedida” do Golf 100% a gasolina.
Tudo indica que este novo modelo será o “Golf” mais rápido de sempre a atingir os 100 km/h. Note-se que o Audi RS3 atinge esta distância em 3,8 segundos, logo fica a curiosidade de saber se o valor seria semelhante para o modelo da Volkswagen.
Quem não se mostra totalmente satisfeito com a potência oferecida pelo motor é Sebastian Grams, que acha que esta poderia ser maior. O ex-diretor administrativo da Audi chegou a referir que “ainda há um longo caminho a percorrer”, quando questionado sobre o motor da Audi.
Volkswagen Golf R deverá ser mais pesado
Com o novo motor de 5 cilindros, é previsível que o novo Volkswagen Golf R ganhe algum peso adicional. Atualmente, o Golf R tem “apenas” 1545 quilos. Com esta nova adição, esse valor poderá contar com um acrescento de 25 quilos.
De forma a lidar com um peso maior, diz-nos a mesma fonte de informação que a Volkswagen deverá incluir rodas Warmenau de alumínio forjado, travões maiores e não só. Por enquanto, consta ainda que este Golf R de 400 cavalos deverá ter produção limitada.
Como dito anteriormente, o lançamento só deve acontecer em 2027. Contudo, em 2026, esperamos que os principais detalhes sejam revelados oficialmente.