
Não há duas sem... cinco! Pela quinta vez consecutiva, o Tesla Model Y foi um dos eleitos do prémio Top Safety Pick+ (TSP+), do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). O galardão avalia os veículos mais seguros do mercado. No caso do Model Y, foi eleito na categoria dos SUV elétricos de luxo de tamanho médio.
Quem não ficou indiferente à distinção foi Elon Musk, que reagiu prontamente no X (antigo Twitter). "Model Y com a melhor classificação em segurança", notou o CEO da Tesla.
Para ter conseguido esta importante distinção, cada veículo necessita de superar com distinção ("Boa") os testes de colisão frontal e lateral. Deve também conseguir atingir a nota mínima "Aceitável" na prevenção de colisões frontais com peões e na avaliação dos faróis.
Porém o Model Y conseguiu classificações de topo na esmagadora maioria dos parâmetros em análise. O único critério em que não conseguiu atingir avaliação máxima foi na facilidade de uso do sistema LATCH, usado para a instalação de cadeiras infantis. Porém, tal foi mais do que suficiente para se sagrar o grande vencedor na categoria de SUV elétricos de tamanho médio.
Tesla mais barato de sempre tem o Model Y como base
De resto, esta é apenas mais uma distinção do Model Y. A ela juntam-se reconhecimentos dados por entidades como a NHTSA, Consumer Reports e Auto Trader.
Por falar em Model Y, Elon Musk confirmou oficialmente a chegada de uma versão mais acessível do seu SUV, com lançamento esperado até ao final do ano. Em traços gerais, sabe-se que o objetivo passa por uma redução do preço em cerca de 20%, o que se irá traduzir em valores na ordem dos 30/35 mil euros.
Para conseguir o objetivo de ter um veículo elétrico 'acessível', há algumas mudanças que serão implementadas. Assim sendo, a primeira imagem sugere que não vai existir teto de vidro, os bancos não serão ventilados, não irá existir um ecrã na parte de trás, não há sinais da faixa LED frontal nem dos refletores traseiros, que costumavam projetar luz vermelha no chão.