Desde a última segunda-feira (12 agosto) que já não acordamos ansiosos por ligar a televisão para assistir às diferentes modalidades de desporto. Mas os Jogos Olímpicos 2024, que terminaram no domingo (11 agosto) ainda estão a render boas notícias. E uma destas refere-se a um veículo português que fez bastante sucesso nas ruas de Paris: um autocarro movido a hidrogénio.
Produzidos pela CaetanoBus, 12 autocarros H2.City Gold a hidrogénio operaram no maior evento do desporto mundial e exibiram a sua super autonomia de 600 km com um único abastecimento.
O português H2.City Gold é uma alternativa aos veículos de combustão
Já a figurar como o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal, a CaetanoBus já produz o icónico H2.City Gold há alguns anos. Com a proposta de ser uma solução inovadora no caminho para uma sociedade livre de carbono, o veículo potencia os benefícios económicos e ambientais do hidrogénio.
Os veículos a hidrogénio utilizam a tecnologia pilha de combustível (Fuel Cell). Ao combinar hidrogénio e oxigénio, esta tecnologia consegue gerar eletricidade no momento da condução com emissões apenas de vapor de água.
O H2.City Gold conta com uma célula de combustível Toyota e alcança uma incrível autonomia de 600 km, eliminando a necessidade de carregamento durante rotas longas. Caracteriza-se por um design modular e está disponível nas versões LHD e RHD, com 2 ou 3 portas.
Assim como o autocarro 100% elétrico da marca, o H2.City Gold pode ainda ser equipado com elementos de segurança. Assim como outros veículos a hidrogénio, o autocarro mostra-se como um boa alternativa aos automóveis a combustão.
Atualmente com mais de 150 autocarros elétricos a hidrogénio comercializados na Europa, a CaetanoBus entrou no mercado austríaco em março deste ano, ao ser escolhida para fornecer autocarros elétricos a hidrogénio para Viena.