Nas últimas horas, tem dado que falar uma campanha publicitária da Calzedonia. Como podes ver na imagem abaixo, o mote é “Portugal By The Sea”, no entanto têm sido levantadas dúvidas acerca da forma de conceber o anúncio.
Uma suspeita que foi levantada por vários utilizadores no X tem a ver com o uso da Inteligência Artificial (IA). Como podes ver nos comentários relativos à publicação acima, são vários os que repararam em elementos estranhos na fotografia.
“Alguma mulher com 6 dedos? Foi gerada por IA essa imagem, isso eu notei” - escreveu um internauta. Na mesma linha de raciocínio, encontram-se vários users, que acham estranho uma coisa em particular: os pés das atrizes.
Alguns utilizadores têm estranhado a posição dos pés na areia
Isso levou a algumas questões no X. Um utilizador comentou: “nenhuma tem pé, estão todos enterrados na areia?”. De facto, ao observar com atenção a imagem, pode surgir essa dúvida, já que a posição dos pés parece pouco natural.
Se isso quer dizer que houve utilização de Inteligência Artificial na conceção da campanha publicitária? Efetivamente, não se pode afirmar isso. Tanto assim é que, na caixa de comentários, são mais os que não acreditam que haja IA do que os que acreditam.
Um dos motivos que os utilizadores dão para não existir IA tem a ver com o facto da campanha exibir quatro figuras bem conhecidas em Portugal: Júlia Palha, Matilde Reymão, Catarina Maia e Caetana Afonso.
Ainda assim, se há coisa que o mundo tecnológico já nos mostrou é que isso não é fator impeditivo para rigorosamente nada. A publicação de António Pinheiro, no X, já conta com quase 1 milhão de visualizações, à data de escrita do artigo.