Esta terça-feira, dia 3 de fevereiro, foi feito um anúncio oficial por parte do Governo, relativo às isenções de pagamento de portagens, nas zonas afetadas pela depressão Kristin. A isenção anunciada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro é válida para alguns trechos da A8, A17, A14 e A19.
De acordo com o Jornal Económico, as isenções vão arrancar a partir da meia-noite, com uma duração prevista de uma semana. As declarações de Montenegro foram feitas durante uma visita feita a uma empresa em Pombal, distrito de Leiria. Note-se que este cenário já estava a ser reivindicado nos últimos dias, por alguns autarcas.
Como refere a mesma fonte de informação, o presidente do município da Marinha Grande, Paulo Vicente, já tinha solicitado a isenção de pagamento de portagens na A8, entre a Marinha Grande e Leiria. Também a autarquia de Montemor-o-Velho tinha pedido a suspensão temporária das portagens na A14, devido aos danos causados pela depressão Kristin.
Os efeitos causados pela depressão
Particularmente no centro do país, o mau tempo tem provocado danos evidentes, em particular nas zonas de Leiria, Coimbra e Santarém. À data, consta que 10 pessoas faleceram desde a semana passada, por consequência da instabilidade meteorológica. Destas 10, 5 foram anunciadas pela Proteção Civil, 1 pela Câmara da Marinha Grande, mais 4 por quedas de telhados ou intoxicação com origem em gerador.
Como tem vindo a ser amplamente noticiado nos últimos dias, têm sido várias as casas destruídas, quedas de árvores, cortes de energia e não só, que comprometem bastante a vida dos locais, alguns deles feridos ou até mesmo desalojados. Por conta do cenário atual, está ativa a situação de calamidade (decretada pelo Governo), que pode durar pelo menos até domingo.
As medidas de apoio poderão ascender até aos 2,5 mil milhões de euros.
