Estas são as novidades do Beta 5 do iOS 8

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Autor: Fernando Cordeiro

Ontem saiu mais uma actualização do iOS 8 desta vez o beta 5. Todos sabemos que estas actualizações só são fornecidas a developers. Mas nós na 4Gnews podemos desde já falar sobre algumas novidades presentes nesta nova actualização.

Na ultima Keynote usou-se muita a expressão: Continuity. A expressão é usada para explicar que podemos em qualquer dipositivo da Apple continuar a fazer o que estávamos num outro. Está já disponível a função de enviar e receber mensagens através do iPad ou iMac/Macbook. Mas mais uma vez o nosso lindo português foi esquecido...
A obsessão da Apple pela perfeição levou mais uma vez a apple a fazer ligeiras mudanças que parecem banais, mas que tornam o iOS um sistema limpo e lindo de se ver. Foram mudados os icones do iCloud sendo agora mais semelhantes os ícones do iCloud, iCloud Drive, Backup, Chaves. É algo que faz falta no Android onde os ícones das aplicações não são iguais uns aos outros... Sim, ok eu sei que se consegue colocar um pack de icones mais bonitos, mas estou a falar de uma coisa que deveria de vir de origem, pelo menos nos Androids puros.
No Safari foi colocado um atalho afim de se colocar um site na Lista de leitura ou num favorito, tocando simplesmente durante uns 2 segundos no ícone de favorito do Safari.
Vindo já de outras actualizações do iOS8 beta a aplicação Saúde passa a ter um separador que em vez de de chamar ID Médico passa-se a chamar Ficha médica. (Parece que os senhores da Apple começam a colocar mais importância nas traduções para português) Agora também se pode exportar os dados de saúde e enviá-los para quem quisermos através de email ou mesmo ficheiro XML. Querem ver que um dia destes pagamos as nossas consultas através do nosso Apple ID?
Coisa que muita vezes nos irrita é o facto de nós termos de ir as definições para alterar muitas definições que deveriam de estar à mão de semear. Depois de a Apple ter-os presenteado com a central de controlo onde rapidamente chegamos a algumas definições, poderemos também agora desactivar o modo de previsão das palavras directamente no teclado enquanto estamos a teclar.
Finalmente poderemos armazenar todas as nossas fotos no iCloud e escolher se as queremos guardar no dispositivo em tamanho original ou se as queremos modificar para ocuparem menos espaço.
Estas novidades poderão não ser muito importantes para quem usa Android e nunca usou iOS, mas quem usa iOS sabe bem da importância das mesmas. É este o preço que se paga para ter um sistema fiável e simples, onde até uma criança consegue mexer, mas parece que a Apple anda a parar no tempo e anda a ser ultrapassada pelos seus directos concorrentes.
Parece-me que a Apple anda a trabalhar demasiado devagar e a colocar novidades que muitos Androidianos já têm disponíveis. A ver vamos o que sairá deste novo iOS. Poderá a Apple continuar a nos surpreender?
O que acha deste Beta 5 do iOS 8?

Deixa o teu comentário e um Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.