Os modelos de veículos elétricos produzidos pela Hyundai Motors e pela Kia, duas marcas provenientes da Coreia do Sul, obtiveram as melhores classificações nos principais testes mundiais de segurança em caso de colisão, informaram os fabricantes de automóveis no passado domingo.
De acordo com as empresas, cinco modelos de veículos elétricos da Hyundai e da Kia que utilizam a E-GMP, a plataforma de veículos elétricos da Hyundai Motor Group, obtiveram a classificação máxima de cinco estrelas no Programa Europeu de Avaliação de Novos Veículos, informa a agência noticiosa Yonhap.
A premiação dos modelos mais seguros
Os modelos com a nota mais alta são o Genesis GV60, o Ioniq 5 e o Ioniq 6 da Hyundai, bem como os EV6 e EV9 da Kia.
Estes mesmos modelos receberam também classificações de topo nas avaliações de colisão efetuadas pelo Insurance Institute for Highway Safety, nos Estados Unidos.
O GV60, o Ioniq 5, o Ioniq 6 e o EV6 foram premiados com a prestigiosa classificação Top Safety Pick Plus, enquanto o EV9 obteve a classificação Top Safety Pick, indicando elevados níveis de segurança.
Nas avaliações de colisão do IIHS do ano passado, 20 veículos do Hyundai Motor Group obtiveram classificações TSP ou superiores, o que representa o número mais elevado entre os grupos automóveis globais.
No entanto, o modelo mais recente destas duas fabricantes, o recém-lançado Kia EV3 que também utiliza a plataforma E-GMP, ainda não foi submetido a avaliações de segurança na Europa e nos EUA.
“A Hyundai Motor Group continuará a investir esforços significativos em investigação e desenvolvimento para garantir o mais elevado nível de segurança para os passageiros em todos os aspetos”, afirmou um representante do grupo.
Entretanto, as empresas do sector automóvel na Coreia do Sul estão a avançar com os seus novos calendários de lançamento de veículos elétricos, apesar das preocupações do público em relação à segurança dos veículos elétricos, com os principais intervenientes a fazerem campanhas ativas para desmistificar as "práticas de carregamento inseguras" sem fundamento.