A bateria de um carro elétrico é um dos pontos mais importantes dos veículos elétricos. Interessa ao condutor que a unidade tenha autonomia para percorrer o máximo de quilómetros possíveis com uma carga, mas é igualmente relevante que tenha uma vida útil que perdure no tempo.
Agora chegam boas notícias com um grupo de investigadores e uma conhecida marca de baterias para EV a apresentarem soluções que são autênticas campeãs em quilómetros percorrido, assim como em anos de existência. Vem conhecer estas soluções inovadoras.
O segredo pode estar na produção de um material catódico numa única partícula
A primeira solução chega através de um grupo de investigadores da universidade de ciência e tecnologia e Pohang, na Coreia do Sul. De acordo com este grupo de cientistas, a solução para uma maior duração das baterias para EV pode passar pela produção de um material catódico numa única partícula.
Atualmente, as baterias de iões de lítio utilizadas são feitas com materiais à base de níquel e pequenas partículas de cristais. Ora estas pequenas partículas sofrem uma degradação maior ao longo do tempo, provocada pelos consecutivos carregamentos.
Estes investigadores descobriram que com a temperatura certa na produção de uma bateria pode ocorrer um processo designado por densificação. Este processo aumenta o tamanho das partículas, preenchendo todos os espaços em vazio.
Desta forma, os materiais ficam extremamente rígidos e conseguem durar mais no tempo, uma vez que a degradação não é tão rápida. De acordo com este grupo de investigadores sul-coreanos, estas baterias podem ter uma vida útil que lhes permita percorrer nada mais nada menos que um milhão de quilómetros.
CATL consegue autonomia para 2 milhões de quilómetros
Por sua vez, a conhecida fabricante chinesa de baterias para EV’s CATL vai ainda mais longe e acaba de anunciar uma nova unidade com autonomia para 2 milhões de quilómetros.
Tal como a própria marca avançou, em comunicado, esta nova bateria consegue registar uma vida útil de até 16 anos, aguentando mais de 4000 ciclos completos de carga e descarga.
Ainda que tenha dado informações reduzidas sobre a forma como funciona esta nova unidade, a CATL listou as tecnologias envolvidas.
A primeira é a tecnologia de baixo consumo de lítio que estabiliza a superfície e a estrutura dos materiais. Em segundo lugar está a tecnologia de revestimento FIC para o elétrodo do cátodo. Por fim, um eletrólito biónico autorreparador que ajuda a reverter a degradação.
Recorde-se que a CATL é sobejamente conhecida por produzir baterias para marcas como a Tesla, BYD, Toyota, Hyundai, Volkswagen, entre outras. Infelizmente, a fabricante não avançou com data para a disponibilização destas novas baterias.