A DE-CIX celebrou 30 anos de existência com a antevisão de cinco tendências tecnológicas. Estas prometem revolucionar o mundo dos negócios e a interação humana com a tecnologia em 2025.
Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX, e o Dr. Thomas King, CTO da empresa, destacam a importância da conectividade de alta velocidade e baixa latência como base para esta nova era digital.
1. Economias inteligentes impulsionadas por IA e redes ágeis
A inteligência artificial (IA) e a automação serão essenciais para impulsionar negócios ágeis e baseados em dados. Para Ivanov, "a criação de valor inteligente exige tecnologias igualmente inteligentes".
A DE-CIX prevê que a IA otimizará redes, aumentará a eficiência energética e melhorará a experiência do cliente em todos os setores. Com a chegada do 5G advanced e a promessa do 6G, as redes deverão ser tão ágeis e escaláveis quanto os sistemas que suportam.
2. A corrida espacial da Internet
A DE-CIX acredita que a "corrida espacial da Internet" irá aquecer em 2025. Os satélites de órbita terrestre baixa (LEO) prometem conectividade ubíqua, eliminando zonas sem cobertura e levando internet de alta velocidade a áreas remotas, aeronaves e oceanos.
Ivanov destaca o impacto social desta tecnologia, que poderá conectar milhões de pessoas atualmente sem acesso à internet. A mineração espacial e a computação quântica também impulsionarão a economia espacial, que poderá atingir 1,3 biliões de dólares até 2035, segundo o Fórum Económico Mundial e a McKinsey.
3. Carros autónomos exigem conectividade de alta qualidade
Com a chegada dos primeiros robotaxis e sistemas de condução autónoma de nível 3 e 4, a conectividade sem fios de alta velocidade será crucial para garantir a segurança e o funcionamento destes veículos.
Ivanov destaca a importância da interligação com IA clouds, redes de conteúdo e aplicações, com a menor latência possível. A DE-CIX foi pioneira em 2024 ao introduzir o conceito de AI Exchange, para uma conectividade robusta e resiliente para aplicações de IA.
4. Robôs humanoides
A IA generativa impulsionou o desenvolvimento de robôs humanoides capazes de comunicar, aprender e adaptar o seu comportamento. King prevê que a capacidade de aprender com humanos e partilhar novas competências irá aumentar a versatilidade dos robôs.
O mercado global de robôs humanoides poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030, com a sua implementação em fábricas, casas e locais de trabalho a partir de 2025.
Ivanov realça a importância da IA responsável neste contexto, prevendo a criação de novas funções e a necessidade de adaptação da força de trabalho.
5. Computação desagregada e o futuro do treino de IA
A DE-CIX prevê uma mudança na forma como as empresas treinam os seus modelos de IA. King acredita que o treino de IA irá tornar-se mais descentralizado, impulsionado pela escassez de espaço para data centers e pela necessidade de maior flexibilidade.
A solução, segundo Ivanov, reside nas AI Exchanges, que permitem interligar cargas de trabalho de computação desagregadas através de ligações de alta velocidade. A Ultra Ethernet surge como alternativa à InfiniBand, permitindo treinar grandes modelos de linguagem em áreas metropolitanas, com interligação de alta velocidade.
Para a DE-CIX, a conectividade é a base de todas as aplicações de IA.
O que também está cheio de IA é o Galaxy S25 Ultra, o mais recente smartphone topo de gama da Samsung.
🚨 Estamos a oferecer um Xiaomi 14T no Dia dos Namorados
O 4gnews e a Xiaomi estão a oferecer um Xiaomi 14T no valor de 519,99 €! Esta é uma oferta especial para o Dia dos Namorados e podes participar até dia 14 de fevereiro! Não percas tempo e vê como participar no Instagram do 4gnews!