
Quando se fala no mercado de televisões no mundo, o líder costuma ter um nome: Samsung. Desta vez, parece que a situação mudou de figura e a marca sul-coreana caiu para o segundo lugar.
Agora, a liderança é ocupada pela TCL. Pelo menos, é o que nos diz o relatório da Counterpoint Research, relativo a dezembro de 2025. Eis as marcas que mais venderam e a sua respetiva percentagem.
-
TCL (16%)
-
Samsung (13%)
-
Hisense (12%)
-
LG (8%)
-
Walmart (5%)
Será que é desta?
Os dados disponíveis dizem-nos que, anualmente, a Samsung já é nº1 do mercado de televisões há 20 anos seguidos. No entanto, repara: a palavra-chave aqui é “anualmente”.
Ou seja, embora a TCL tenha ultrapassado a Samsung no mês de dezembro, continuou a ser a 2ª marca de 2025, neste setor. No entanto, uma coisa é certa: tem-se verificado uma aproximação nos últimos tempos, pelo que fica a dúvida: será 2026 o ano da reviravolta?
Em 2025, por exemplo, a TCL ficou a apenas 1 ponto percentual de igualar a Samsung na liderança. A tendência tem sido essa, com as distâncias a serem cada vez mais curtas.
Sobre o crescimento da TCL
Quem já falou sobre o assunto foi o próprio diretor de pesquisa da Counterpoint Research. Nas palavras de Bob O’Brien, “as vendas da TCL estão a crescer consistentemente em comparação com o ano anterior, enquanto as da Samsung estão estagnadas”.
“Se a TCL fortalecer gradualmente a sua presença no segmento premium através da sua aliança com a Sony, poderá representar uma ameaça competitiva ainda maior para a Samsung no futuro” - acrescenta.
Também podemos relacionar este crescimento da TCL com um nicho específico de mercado: as televisões LCD. Enquanto a Samsung tem apostado menos aqui, a TCL continua a ter uma ampla oferta neste segmento.
Sendo os LCD mais baratos que os OLED, as vendas tendem a ser mais volumosas. Daí, o crescimento da TCL. Veremos se a tendência se mantém ou se a Samsung arranja maneira de reclamar novamente o trono.
