Estás em teletrabalho? Próxima grande atualização do Windows 10 é para ti!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A próxima grande atualização para o Windows 10 vai ser disponibilizada ainda na primeira metade deste ano e focar-se em melhorias aos mais diversos cenário de trabalho remoto. A Microsoft vai oferecer novas soluções de segurança, acesso remoto e qualidade para ajudar nesta fase de crise global.

A Microsoft costuma lançar duas grandes atualizações para o Windows por ano, com a maior a chegar pela primavera e o outono a receber uma mais pequena. Em 2021 a estratégia parece ter sido invertida para dar resposta às necessidades mais urgentes colocadas pelo teletrabalho.

Windows 10 21H1 será uma atualização pequena

Informa a companhia que a versão 21H1 tem como objetivo principal a melhoria das experiências relatadas pelos utilizadores como essênciais neste momento.

A Microsoft garante que a instalação será rápida, à semelhança dos updates cumulativos mensais. A fase de testes já teve início com data prevista de chegada ao público geral no final da primeira metade do ano.

O atual cenário obrigou a companhia americana a alterar a sua estratégia habitual, vendo-se forçada a analisar e melhorar características do sistema operativo.

A ideia é permitir uma experiência otimizada numa altura em que uma boa fatia da população mundial trabalha a partir de casa.

Principais novidades do Windows 10 21H1

  • Windows Hello: câmara externa passa a ser a pré-definida quando estão presentes várias câmaras
  • Windows Defender Application Guard: melhorias no desempenho incluindo otimização dos tempos de abertura de documentos
  • Windows Management Instrumentation (WMI) Group Policy Service (GPSVC): atualização e melhoria de desempenho para cenários de trabalho remoto

Para o final de 2021 fica então reservada a atualização maior que deve contemplar uma reformulação visual do Windows 10. Nos próximos meses vamos ter acesso a alguns eventos onde serão reveladas novas funcionalidades a caminho do sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Pandemia faz crescer mercado de hardware informático para videojogos
  • Google: Chrome OS conseguiu bater o macOS da Apple em 2020
  • Windows 7: 25% dos utilizadores de PC continuam a arriscar a sua segurança!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.