Lista de aplicações capazes de afetar a bateria do teu telefone
Invariavelmente, a autonomia é uma das maiores preocupações dos utilizadores no que respeita ao seu smartphone. Há uma ampla oferta de terminais no mercado que incluem já baterias com uma capacidade razoável para aguentar um dia inteiro.
Ainda assim, uma utilização mais intensiva significa uma redução mais rápida da autonomia. A contribuir também para esta drenagem da bateria estão algumas aplicações que consomem mais do que o desejável.
De acordo com o site Phone Arena, existem várias apps muito conhecidas e sobejamente utilizadas que são responsáveis por um consumo maior da bateria. Verifica em baixo as apps que mais consomem:
- Netflix
- TikTok
- YouTube
- Threads
- Snapchat
- Capcut
- Spotify
- ChatGPT
Mediante um cálculo que tem em conta o tempo médio de uso do ecrã, consumo de dados, consumo da bateria por hora e processos em segundo em segundo plano de cada aplicação, os números são impressionantes.
Processos em segundo plano levam muita energia
Por exemplo, a plataforma Netflix funciona, em segundo plano, cerca de 13 horas por mês, com os utilizadores a usarem a app em média 60 horas por mês; já o TikTok, é usado 33 horas por mês e gasta 10 horas de funcionamento em segundo plano, também a nível mensal.
Por sua vez, cada hora passada no YouTube reduz a autonomia em 20%, com os processos em segundo planos a levarem seis a sete horas por mês. O Snapchat leva 320% da bateria do telefone mensalmente enquanto a rede Threads consome 460% da autonomia, também durante um mês.
Instagram e Facebook são também drenam a bateria. O primeiro consome mensalmente 300% de energia enquanto o Facebook consome 270% de energia, igualmente durante um mês.
O Spotify é das aplicações mais suaves, com a plataforma a consumir 5% da bateria por hora. No entanto, os processos em segundo plano levam 13,5 horas por mês e é esse o número que coloca esta app nesta lista de “drenadores” de bateria.
Se usas muito estas – ou algumas destas – aplicações, já reparaste que a tua bateria vai desaparecendo; para evitares ficar sem o telefone num momento crucial, pode sempre recorrer a uma powerbank. Há uma ampla oferta no mercado e consegues garantir que podes carregar o teu telefone em qualquer lugar e em qualquer momento.

