Ao que tudo indica, os carros da Hyundai, Kia e Genesis vão passar a ter Google Maps de raiz. O anúncio foi feito esta quinta-feira, dia 12 de dezembro, e marca um novo acordo entre a Hyundai Motor Group e a empresa de Silicon Valley.
De acordo com a 9to5 Google, importa ainda referir que tanto Kia como Hyundai têm o objetivo de adquirir o Android Automotive, muito em breve. Antes que tal aconteça, o passo intermédio foi o Google Maps.
Como funcionará a implementação da parceria?
Segundo a Hyundai, é expectável que, numa primeira fase, o lançamento aconteça com veículos que se encontrem na América do Norte. Só depois, com datas ainda por especificar, haverá lugar à expansão para modelos globais de Hyundai, Kia e Genesis.
Ainda que não haja um cronograma definido, é expectável que o lançamento aconteça separadamente do Android Automotive (AA), nos carros pertencentes à marca. Recorde-se que, à data, as previsões é de uma adição do AA até ao final de 2026. Resta esperar para ver se o prazo será cumprido ou não.
Quem se pronunciou sobre a nova parceria foi a própria Hyundai, em comunicado oficial. Nas palavras da Hyundai, “os condutores dos novos veículos Hyundai, Kia e Genesis em breve terão acesso a novas informações sobre 250 milhões de lugares ao redor do mundo a partir da Plataforma Google Maps”.
É ainda acrescentado que “ao integrar a API Places (Application Programming Interface) da plataforma Google Maps, o Grupo aumentará a precisão da navegação, ao usar as vastas informações do Google Maps sobre lugares, que incluem novos detalhes sobre horários comerciais, informações de contacto, classificações, avaliações e muito mais”.
Sendo uma aplicação muito usada, trata-se, efetivamente, de uma melhoria relevante para quem conduz automóveis de Hyundai, Kia e Genesis. De qualquer modo, se no teu carro não tens GPS integrado no painel e precisas de usar apps como o Google Maps ou o Waze, podes sempre encontrar um suporte móvel acessível na Amazon. [Ver Oferta]