Ao que tudo indica, o mercado automóvel em Portugal vai receber mais duas novas aquisições. Neste caso, a Omoda e a Jaecoo, que são as novas marcas chinesas prestes a aterrar em solo nacional.
O reforço da presença chinesa neste setor tem sido cada vez mais reforçado. Recorde-se que, há cerca de uma semana, ficamos também a conhecer a chegada da Changan a Portugal. Estes são só alguns dos vários exemplos que temos tido nos últimos tempos.
Sobre estas novas marcas prestes a chegar a Portugal
Como explica a Razão Automóvel, quer a Omoda quer a Jaecoo pertencem à Chery Automobile. Pode dizer-se que Portugal é mais uma etapa na expansão no “velho continente”, já que a chegada à Europa começou a acontecer em 2024.
Segundo a mesma fonte de informação, a aposta da Omoda e da Jaecoo é exclusiva em veículos utilitários desportivos (SUVs). O modelo inicial de ambas as marcas a ser lançado na Europa foi, respetivamente, o Omoda 5 e o Jaecoo 7.
Não deixa de ser curioso que o Omoda 5 teve bastante sucesso em terras espanholas. No país vizinho, este automóvel teve ótimos resultados de vendas, conseguindo passar algumas marcas de renome como a Tesla ou a Fiat.

A adaptação da Chery Automobile às regras da UE
Efetivamente, se olharmos para a oferta da Chery Automobile, conseguimos constatar que grande parte das vendas (74%) são relativas a motores com gasolina. Como sabemos, a União Europeia (UE) tem tentado promover uma maior aposta nos veículos de nova energia (NEV).
Nesse sentido, marcas como a Omoda e a Jaecoo têm apostado cada vez mais em modelos eletrificados. Um deles é o Omoda 9, que é um SUV híbrido plug-in com 449 cavalos e uma autonomia elétrica a rondar os 150 quilómetros.
Recentemente, haverá também lugar ao lançamento do novo Omoda 7, que foi apresentado no Salão de Xangai. No próximo ano, deverá ainda chegar o Omoda 3, um SUV que terá três versões distintas: combustão, híbrida plug-in e elétrica.
A Jaecoo, por sua vez, deverá ter um novo SUV a chegar já este verão: o Jaecoo 5. Nesta fase, uma coisa é certa: a Jaecoo e a Omoda vão chegar ao nosso país. Resta apenas esperar para ver com que modelos é que ambas as marcas se estreiam em Portugal.