
No setor automóvel em Portugal, há mais duas novidades que estão prestes a chegar diretamente da China. Neste caso, falamos da Omoda e da Jaecoo, que já têm data de lançamento prevista.
Tanto a Omoda como a Jaecoo deverão ser lançadas em Portugal, durante o 4º trimestre de 2025. Isto é, entre os meses de outubro e dezembro (via Razão Automóvel). Ambas as marcas têm pelo menos uma coisa em comum: são pertencentes ao grupo Chery Automobile.
Diz-nos a mesma fonte de informação que o acordo de importação destas duas marcas foi assinado pelo Grupo JAP.
O que esperar da Omoda e da Jaecoo em Portugal?
Previsivelmente, quer a Omoda quer a Jaecoo vão chegar a Portugal com uma frota de veículos utilitários desportivos (SUV), ainda que nem todos sejam elétricos. Ainda que possam ser nomes pouco conhecidos, a verdade é que as vendas na Europa estão a ser bem satisfatórias.
Se olharmos para a implementação da Chery em Espanha, só nesse país já foram vendidos 20.000 exemplares da marca, num espaço inferior a um ano e meio. Ao todo, há 90 pontos de venda da Chery Automobile em terras espanholas.
Em Portugal, já se sabe também quais serão os primeiros modelos a ser comercializados. Numa fase inicial, estará à venda o Omoda 5, o Omoda 7, o Omoda 9, o Jaecoo 5 e o Jaecoo 7. Faz parte do plano para 2026 um alargamento da gama.
A chegada da Omoda e da Jaecoo está para breve e o Grupo JAP já deixou uma garantia: estas duas marcas chinesas chegam com a missão de se afirmarem pela sua “relação qualidade/preço de referência”.
O crescimento da China no setor automóvel é cada vez mais evidente, tendo já marcas de referência como a BYD, por exemplo, a ter grande impacto. No lote das novidades, como o 4gnews noticiou recentemente, Portugal também está prestes a receber a NIO e a Firefly, mais uma vez do Grupo JAP.