Recentemente, a Marinha dos Estados Unidos informou que a aplicação musical TikTok tinha sido banido de telemóveis para uso interno. Este banimento é alimentado por suspeitas de espionagem por parte da ByteDance e as suas relações com a China.
Contudo, de acordo com o Wall Street Journal, a Força Áerea e a Guarda Costeira também baniram a aplicação de ser utilizado em telemóveis internos. Quaisquer militares destas divisões que tenham o TikTok instalado nos seus telemóveis terão acesso barrado às intranets militares.
É incerto se os Marines ou a recente Força Espacial irá também banir a aplicação mas pelo andar da carruagem, pode ser. Caso esta onda se mantenha, a aplicação ficará completamente banida a uso militar nos Estados Unidos, podendo até espalhar-se para os corpos governamentais.
A empresa proprietária do TikTok é suspeita de espionagem
A ByteDance é uma empresa chinesa de tecnologia e proprietária da popular app TikTok. Devido à relação próxima que o governo chinês tende a manter com as empresas do país, os Estados Unidos suspeitam que o TikTok pode enviar informação militar para a China, comprometendo a segurança nacional.
As mesmas suspeitas pairam por cima da Huawei e os seus equipamentos, sendo essa a razão principal que levou ao seu banimento. As relações entre os Estados Unidos e China não estão nada saudáveis pois nenhum dos países se decide sobre o que fazer em relação às taxas alfandegárias.
Entretanto, até a poeira assentar, aqui estamos. Empresas como a Huawei e ByteDance continuam sobre alto escrutínio devido às habituais suspeitas. Contudo, é importante salientar que a ByteDance já estava a ser processada por partilhar dados de menores no TikTok.
Editores 4gnews recomendam:
- Empresa cria tecnologia capaz de identificar pessoas pela forma como escrevem no teclado
- Xiaomi Mi Notebook 2020: vem aí uma mudança de design
- Xiaomi Mi 10: imagem real confirma a presença de quatro câmaras na traseira