Estados Unidos acusam Huawei de fraude e roubo de tecnologia

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Não há dia em que não se fale na insegurança da Huawei. A empresa que já ocupa o segundo lugar na venda de smartphones está longe de ter um caminho fácil para o topo.

Hoje, o governo de Donald Trump acusou formalmente a Huawei de roubo de tecnologia, fraude e obstrução à justiça (um total de 23 acusações). As acusações referem a Huawei e a executivo Meng Wanzhou, CFO (Chief Executivo Officer) da Huawei. Aliás, foi esta executivo que foi presa no Canadá por ordem dos Estados Unidos da América.

A Huawei já respondeu oficialmente que não existem provas que os condenem e que nega qualquer acusação de fraude, obstrução à justiça e roubo de tecnologia.

Roubo de tecnologia é uma das novas acusações à Huawei

De acordo com a alegação do governo norte-americano, a Huawei roubou tecnologia à T-Mobile com o nome de "Tappy". Uma tecnologia que imita a utilização humana para smartphones de teste.

Quais são as outras acusações

Relativamente às outras acusações, nada é propriamente novo. Os EUA referem que a Huawei continuou a negociar com o Irão mesmo sabendo que não podia fazer devido ao tratado com os Estados Unidos. Isso incluí também fraude bancária pela executivo Meng Wanzhou.

Embora, até ao momento, não existam provas desta acusação, a Huawei está a ser atacada mundialmente devido ao receio de espionagem.

O Diretor do FBI, Christopher Wray, referiu que "Estas acusações desnudam alegado desrespeito flagrante da Huawei pelas leis do nosso país e pelas práticas comerciais globais padrão". Adicionou dizendo que empresas como a Huawei "representam uma ameaça dupla à nossa segurança económica e nacional".

Em suma, parece não haver desfecho para estes problemas que assolam a empresa asiática. A Huawei tem vindo a fazer um trabalho impressionante no mundo tecnológico. Porém, este tipo de impasse não é propriamente benéfico para o seu crescimento.

Editores 4gnews recomendam:

Agora é a Vodafone! Afinal o que tem o mundo contra a Huawei?

Vodafone suspende o uso de qualquer tipo de equipamento da Huawei

Huawei acredita que irá conquistar o ‘mundo’ em 2019

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.